sábado, 24 de novembro de 2012

A Nightmare on Elm Street (2010)



A Nightmare on Elm Street (2010) - A Hora do Pesadelo (2010)

Lançado em 2010 o filme teve a direção de Samuel Bayer que só tinha trabalhado com clipes e shows de bandas como Metallica, Green Day, Blink 182 entre outras. No roteiro ficamos com Wesley Strick que fez Aracnofobia, The Glass House I e II e Doom... e também Eric Heisserer que fez The Thing (2011) e Final Destination 5. Realmente não sei de quem é a culpa, pode ser um desses três pode ser também do Michael Bay ou de algum outro produtor, mas o filme é do mal. Dessa vez não temos o carismático Robert Englund no papel do tio Freddy, no lugar ficou Jackie Earle Haley que fez várias pérolas, mas talvez ele seja mais lembrado pelo seu papel de Rorschach no Watchman. Ele fez um papel maravilhoso com Freddy Krueger dando um ar de sombrio e maligno ao personagem. No elenco ficamos com Kyle Galler (The Haunting in Connecticut), Rooney Mara, Katie Cassidy (Black Xmas), Thomas Dekker (Terminator: Sarah Connor Chronicles), Kellan Lutz (um dos vampiros bixocas do crepúsculo) e Parker Bagley (Detention). Agora dois destaques especiais, Judith Hoag que fez April O’Neil no filme das Tartarugas Ninjas e Clancy Brown que fez um dos vilões mais afude em minha opinião, Kurgan em Highlander – O Guerreiro Imortal. É claro que Clancy fez mais uma porrada de coisa, mas acho que só Kurgan já ta valendo. O orçamento do filme ficou em 35 milhões de dólares, é muita grana para um filme de terror, o original tinha um orçamento de 1.8 milhões só para vocês terem uma idéia. A bilheteria da semana fechou em 33 milhões e no final fechamos com o valor de 113 milhões de verdinhas. Inicialmente a idéia do filme era ser um prequel do A Nightmare on Elm Street de 1984, mas o pessoal achou melhor optar por um remake e era isso.

Iniciamos no restaurante Springwood e um dos clientes esta de bobs e ele pede para a garçonete mais café só que ela passa reto e deixa o cara no vento. Ele vai atrás e entra na cozinha onde estão cozinhando umas coisas estranhas e tem umas cabeças de porco espalhadas também e o cara ouve um barulho e quando ele se vira alguém com uma luva com laminas nos dedos passa luva nele, só que o cara acorda bem na hora e o estranho é que é que o magro está com um corte no exato lugar onde a pessoa passou a luva no sonho dele. Sinistro. Esse magrão esta com uma lata de acabado e parece que faz uns três dias que ele não dorme porque está tendo pesadelos horríveis. A questão não é que ele não consegue dormir, ele não quer dormir. Só que acidentalmente ele derruba café em uma gostosa e quando ela vai se limpar o cara comete um grande erro, ele cai no sono e uma versão mais do mal do Freddy Krueger aparece e o cara fica dizendo que ele não é real e Freddy diz “agora eu sou”. O estranho é que a mina tem um bom time e volta só que ela pega o amigo de pé apontando uma faca para o seu próprio pescoço e nada do Freddy. O cara acha que está tentando matar Freddy, mas o que ele consegue é se matar passando a faca pele seu pescoço.

No funeral do magrão bate aquele climão pesado, mas a guria que estava com ele vê do nada uma menininha de vestido azul jogando um buque de flores no tumulo do cara, o único problema é que a menininha é ela mesma com uns cinco anos de idade e agora a menininha esta com quatro cortes no peito, como se fossem laminas e do nada uma mão queimada puxa o pé da criança arrastando-a para o tumulo, só que para variar era só um sonho. Quando o mina vai indo embora do funeral, tem umas fotos de quando o presunto era criança e ela se vê quando era uma garotinha de cinco anos em uma dessas fotos. O problema é que ela jura que conheceu o magrão só no 2º grau do colégio e não na infância dela. Sinistrooooooo.
Então a moça vai para casa dar uma dormida e vem aquela cena do Freddy saindo da parede. Admito que seja a única cena que no original é mais do mal, não é melhor ou pior e sim mais do mal. E esquema é que Freddy ficou muito mais maligno e menos sarcástico, deixando o personagem maligno, tão maligno que eu nem consigo mais chamá-lo de tio Freddy. Tipo quando um dos pivetes acha os seus amigos mortos e diz “my god” e atrás aparece Freddy e diz “no, Just me” cara é de se borrar perna abaixo. E depois que Freddy matou o coitado ele avisa que depois que o coração para o cérebro ainda funciona por aproximadamente sete minutos, isso quer dizer que nos ainda temos seis minutos para brincar, vai se fudeeeeeeeeeeeeeeeeee, bicho do mal.

Nency vai e pergunta para a sua mãe se ela teve alguma ligação com os amigos dela no passado que ela não lembra. A mãe diz que não e o assunto morre por ai. Nancy fica meio bolada e sai investigando pela internet e também vai procurar uma pré-escola que ela sonhou. Ela acaba descobrindo que parece que existiu sim uma ligação entre eles na infância e lá vai Nancy perguntar para a sua mãe. Como a velha não estava em casa ela e o pseudo namorado começam e revirar a casa em busca de provas definitivas, que é claro que acabam achando. O engraçado é que a mulher mentiu e Nancy achou uma foto escondida em uma gaveta onde todos estão juntos e ela perguntou “mãe porque você mentiu?” e a mulher responde “eu não menti”, Nancy: “como assim você falou que nós não nos conhecíamos e esta a foto para provar, você mentiu para mim por quê? Mãe: eu não menti gritando”. Esse pessoal tem que ver o conceito de mentira no dicionário, porque é muita cara de pau.

Agora adivinha quem é que trabalhava nesse lugar. Um jardineiro chamado Freddy Krueger que foi acusado de pedofilia com as crianças da escola, só que isso nunca foi provado. Os pais indignados acabaram perseguindo o jardineiro que se escondeu em um prédio abandonado. Só que pais raivosos são perigosos e tocaram fogo no prédio com o pobre jardineiro dentro. Nancy foi pesquisar o nome das outras crianças que estavam na foto com ela e estavam todos mortos, menos ela e o namoradinho. Então Freedy voltou para matar as crianças que mentiram para os pais causando a morte dele. Que a justiça seja feita.

Todas as transições do mundo real para o mundo dos sonhos são muito suaves e varias vezes não da para notar até a merda já ta feita. O filme ficou muito bom e muito do mal mesmo. Os 95 minutos de filme são angustiantes, muito mais do que no filme original. Não recomendo esse filme para pessoas fracas, influenciáveis ou suscetíveis, porque ele é muito do mal, a namorada do Rafael, um amigo meu não pode ver nem a pau esse filme se não ela fica uma semana dormindo mal, viu dona Andreia...


Bom, vamos às notas:

Diversão
5
Tosquice
2
Trama / História
3



2 comentários:

  1. De longe, um das melhores resenhas do blog, colega.
    Deu uma vontade louca de assistir esse filme! Tinha torcido o nariz quando esse filme saiu(não sou fã de remakes), mas vendo o quanto você defendeu ele, vou assistí-lo!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante desse review também acho que é porque realmente gostei do remake e olha que eu também não sou fã de remake, mas esse pessoal de filme de terror tem se puxado em alguns filmes. Abraço e valeu a força

    ResponderExcluir