terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors



A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors - A Hora do Pesadelo - Os Guerreiros dos Sonhos


Olha quem voltou ao jogo, Wes Craven. Cuspiu no prato que fez e voltou com o rabo entre as pernas para ser co-escritor do terceiro filme da série, que foi lançado em 1987. Na real é mais FDP do que isso, Was Craven voltou para dar um fim à franquia, trazendo de volta alguns personagens do primeiro filme e voltando a mecânica original que foi abandonada no filme 02. Só que como o filme custou aproximadamente 4.5 milhões de doletas e só na primeira semana de bilheteria arrecadou 8.8 milhões de verdinhas e tu acha que a New Line ia matar a vaquinha gorda? Que nada espera pelo 4º filme... Temos agora na direção Chuck Russell que no seu currículo tem A bolha assassina, que é o que presta, mas para quem gosta tem também O Maskara, Queima de Arquivo e O Escorpião Rei. Como falei anteriormente temos de volta John Saxon e Heather Langenkamp, fazendo o papel de pai e filha e é claro que temos de volta Robert Englund fazendo o papel do seu assassino de blusão listrado preferido, Sr. Freddy Krueger. Se bem que esse nunca saiu. Para os amantes de Medium, esse foi o primeiro filme que Patricia Arquette (a protagonista da série) participou. Temos a estréia também de Jennifer Rubin (Screamers, Bad Dreams, Pulp Fiction) e Ira Haiden (Elvira, Alias). Outra figurinha carimbada que está marcando presença aqui é Laurence “Morpheus” Fishburne, que dispensa  qualquer apresentação.

Na trama temos um grupo de adolescentes que estão em um hospital ou clinica porque eles não conseguem entender as suas angustias e falhas, acabando por assim transportar essa magoa para seus sonhos, causando-lhes terríveis pesadelos. A explicação lógica e científica se da em que o subconsciente coletivo dessas pobres e atormentadas almas criou uma imagem, deu um cara com rosto queimado, com um chapéu e blusão listrado vermelho e verde e laminas no lugar das unhas da mão direita ou simplesmente não passa de falta de laço. O curioso é que ninguém se pergunta, se é uma criação coletiva do grupo, como é que eles tiveram o mesmo sonho antes de se conhecer? Nancy (do 1º filme) se tornou uma psiquiatra especializada em distúrbios do sono e vai para o hospital/clínica fazer a sua residência e acaba encontrando um grupo de 07 adolescentes que casualmente são filhos dos moradores da Elm Street e todos estão sonhando com Fredddy Krueger... vai ter sorte assim no raio que o parta. A mina é tão foda que ela se hipnotiza a si mesmo em certo momento do filme. Durante algumas sessões de terapia Nancy descobre que Kristen (Patricia Arquette) tem um poder especial de levar ou reunir as pessoas no mundo dos sonhos. Na terra do tio Freddy as outras crianças também ganham poderes especiais, tipo super força, mestre em acrobacias e esses tipos de coisas, que mais tarde serão úteis na luta final com o tio Freddy.

Como Wes Craven queria acabar com a franquia ele criou uma história cabulosa que a mãe de Krueger era uma freira que trabalhava em um manicômio com vários assassinos e pessoas más. Um dia esqueceram a mulher e os internos a esconderam por dias sem ninguém notar. Ela foi estuprada centenas de vezes por essas pessoas más. Quando encontraram a mulher ela tinha um bebe no colo, chamado Freddy. Du mal... O fato é que agora tem o porquê o tio Freddy ser mal e ter matado várias criancinhas, mas o como que ele ganhou os super poderes do mundo dos sonhos ninguém sabe. Mentiraaaaaaaa. Falei que Wes Craven queria acabar com a franquia. O esquema é que quando Freddy morreu seu corpo nunca foi encontrado e para ele ir em paz para o inferno, deve ser dado um enterro para o que sobrou, mas tem que ser enterrado em solo sagrado. Claro que nos anos 80 era muito mais fácil fazer um solo sagrado, só precisava de água benta e um crucifixo, imagina se um highlander tivesse descoberto isso, a cabeça dele nunca ia cair, solo sagrado 24hs por dia. Agora os moleques conseguirem, não tem mais volta para o tio Freddy. Só que tem, porque tem o filme 04, lembra? A vaquinha continua gorda.

Esse filme tem várias cenas perturbantes e certo que por pensar nisso e ainda colocar na tela, Wes Craven ganhou o lugarzinho dele do lado de Lúcifer. Um salão sombrio e sinistro cheio de crianças enforcadas já foi foda, agora um triciclo que por onde ande deixa um rastro de sangue e o resto da seqüência é foda de mais. Agora nada bate a cena do moleque sonâmbulo, porque quando tu descobre o porquê ele é sonâmbulo, você vai cagar tijolos.

Uma coisa bacana era que como tinha dinheiro para gastar, tiveram vários efeitos especiais. Se bem que na época efeitos eram muito mais luminosos e coloridos do que os de hoje em dia. E para ver que a grana tava sobrando, fizeram até umas cenas em stop-motion de qualidade.

Dessa vez notei também duas coisas que ficaram nas entre linhas. Tem uma hora que um personagem está na sala TV assistindo um filmezinho antes de morrer. O filme que está passando é Alone in the Dark do diretor Jack Sholder, que também dirigiu o A Nightmare on Elm Street Part 2: Freddy's Revenge. A outra coisa foi na primeira aparição de Taryn, ela está usando uma camisa da Dokken, banda de Heavy Metal americana que já foi e voltou umas 03 vezes. A Dokken foi à banda que tocou a musica tema intitulada Dream Warrior.
Bem melhor que o filme 02, mas não tão bom quanto o filme 01, esses 96 minutos valeram a pena, mesmo Wes Craven tentando acabar com a franquia.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
3
Trama / História
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário