sexta-feira, 23 de novembro de 2012

New Nightmare



New Nightmare - O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger


Às vezes não da para entender o ser humano. Wes Craven passou quase 10 anos reclamando do que fizeram do seu filho amado e agora apronta essa. O próprio Wes já tinha tentando acabar com a sua criação duas vezes e quando a New Line resolveu por pedras sobre o túmulo do nosso herói Freddy Krueger, seu pai Wes foi lá e chamou o cara para mais uma aventura. Não estou reclamando de maneira nenhuma, mas só fico meio confuso com a indecisão psicótica de algumas pessoas. O 7° filme da franquia teve o roteiro e direção de Wes Craven que parece que já tinha tentado emplacar essa idéia na época do A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, mas a New Line vetou e saiu o que foi o 3º filme. Temos no elenco o mestre Robert Englund ainda como o nosso psicopata de blusão listrado favorito e ainda do A Nightmare on Elm Street original, temos Heather Langenkamp e John Saxon. Na novidade temos um pivete que fez um ótimo trabalho, até acho que foi a melhor atuação da vida dele. Estou falando de Miko Hughes, o filho de John Hughes. O cara que fez que a infância de muita gente feliz, fazendo filme como Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000 e Curtindo a Vida Adoidado? Na realidade não é desse John Hughes que ele é filho, e sim de um cara que trabalha com efeitos visuais que também se chama John Hughes. No orçamento do filme temos um valor de 8 milhões de dólares e na 1º semana de bilheteria só pegou 6.6 milhões, acabando com um total de 18 milhões de pacotes, a pior arrecadação da franquia.

É que temos que levar em conta que esse filme é de 1994 e o público não estão mais na onda de assassino psicopatas homicidas sobrenaturais. O esquema agora é mais cabeça, assassinos humanos e perversos, tipo Ted Bundy, Zodiac e Hannibal Lecter. Alguém se deu conta que Wes chamou para o 7º filme Heather Langenkamp e John Saxon, que tinham morrido em filmes anteriores? Mas como isso é possível? Deve ter ficado uma bosta... pior é que não ficou.

Na história temos Heather Langenkamp, uma atriz que fez o papel de Nancy Tompson em dois filmes da grande franquia de sucesso A Nightmare on Elm Street. Como faz quase 10 anos do 1º filme parece que a o estúdio de cinema New Line vai produzir mais um filme da franquia. Ao mesmo tempo chamam Heather para dar uma entrevista em um programa, vem dizer que Wes não é genial. O filho de Heather se chama Dylan (Miko Hughes) e parece que está tendo problemas para dormir, mas não precisa esquentar muito, já que o dinossauro de pelúcia do moleque o protege quando ele dorme. Na entrevista temos uma surpresa, aparece Freddy rasgando o cenário e indo para cima da platéia, que entra em delírio. Sério delírio mesmo. Gritos por todos os lados, mas o que está acontecendo? É o grande Robert Englund (fazendo papel dele mesmo) vestido de Freddy e dando autógrafo para os fãs que amam o tio Krueger. Só que algo está de errado com Heather, ela está tendo horríveis pesadelos com Freddy, mas não é Robert, é uma versão mais do mal e mais sombria do personagem. Já notou onde isso vai parar né?

O filme todo é a vida da atriz que está sendo atormentada pelo Freddy Krueger de verdade. Mas isso é impossível. Na realidade Wes pegou o gancho do 6º filme da franquia, Freddy's Dead: The Final Nightmare e aprimorou a idéia das criaturas antigas que derem os poderes para Freddy. O que está perseguindo Heather não é o Freddy mesmo, mas como essas criaturas antigas estavam tão acostumadas à figura de Krueger é ele que atormenta a atriz. 

GENIAAAAAALLLLLLLL. Então temos no filme o próprio Wes Craven fazendo papel dele mesmo, assim como Heather Langenkamp, John Saxon, Robert Englund, Marianne Maddalena (produtora), Sam Rubin (jornalista), Sara Risher e Robert Shaye (New Line) e mais uma pessoal dos antigos filmes que aparece no funeral do marido de Heather. Ta bom, até parece que tu não ia imaginar que o cara ia morrer... De resto cabe a Heather salvar o seu filho e o mundo da vinda de Freddy Kreuger para o mundo real.

Outro esquema bacana do filme é que tem toda uma tensão de que na realidade não tem nada haver com Freddy e sim com um stalker (me desculpem, mas eu não me lembro da tradução dessa palavra e stalker é bem mais bacana do que ela deve ser em português, algo como balão ou cadeira, sem graça nenhuma). O fato é que Heather teve realmente um stalker e Wes pediu permissão para colocar isso no filme.

Parece que tinha uma brincadeira entre os adolescentes americanos na época em que o filme foi lançado. Cada vez que falavam o nome Dylan, todos tinham que tomar um golão de cerveja e todos ficavam muito gambás a princípio, já que o nome Dylan é falado mais de 100 vezes no filme. Acho que vou tentar isso qualquer hora.

Ótimas cenas, bons efeitos e um excelente visual para Freddy fizeram dos 112 minutos de filme uma grande homenagem a franquia e os envolvidos nela.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
3
Trama / História
4

Nenhum comentário:

Postar um comentário