terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jason Lives: Friday the 13th Part VI



Jason Lives: Friday the 13th Part VI - Sexta-feira 13 Parte 6: Jason Vive


Lançado em 1986 temos na direção e no roteiro Tom Mcloughlin que fez o One Dark Night e que depois trabalhou basicamente com televisão, vários filmes e alguns seriados, inclusive o próprio seriado do Friday The 13th. Nessa vez temos Thom Mathews no papel de Tommy Jarvis. Thom não fez muita coisa depois, mas ele emplacou alguns filmes de ação como Kickboxer 4 e Heatseeker, mas ele pode ser visto também em The Return of the Living Dead I e II. No resto do elenco temos Jennifer Cooke (V clássico), David Kagen, Renée Jones, Kerry Noonan, Tom Friedley entre outros. No papel do nosso simpático herói mascarado temos C.J. Graham e para variar Harry Manfredini segue firme na trilha sonora. O filme mais caro da franquia até agora, tendo um valor de 3 milhões de pacotes, arrecadando na primeira semana 6.7 milhões de pacotes e fechando com 19 milhões, o que menos arrecadou até agora.


Tommy está cansado de ter pesadelos e alucinações com Jason e decide resolver as coisas de uma vez por todas com o nosso herói. Ele pega um amigo e os dois fogem de uma instituição psiquiátrica em que estão internados, para ir fazer uma roadtrip até Crystal Lake ver o túmulo de Jason. Na real ele quer abrir a sepultura e tacar fogo no presunto para ter certeza que ele está morto. O problema é o Tommy acabou sendo levado por suas emoções e ao invés de apenas queimar o corpo, que era o plano original, ele cravou um pedaço da cerca do cemitério no peito de Jason umas quatro vezes e deixou lá o pedaço da cerca. Casualmente a cerca era de metal e como está caindo uma tempestade um raio caiu bem no metal e para piorar a coisa, e quem achava que não podia piorar a situação outro raio cai no mesmo lugar e ai Jason voltou à vida. Apesar de muitas pessoas acharem o contrário é esse o primeiro filme em que entra o elemento sobrenatural, antes Jason sobrevivia os porque não tinha sido ferido mortalmente, só que agora com a força de 1.21 Gigawats ele está de volta.


Na abertura Jason faz uma homenagem aos filmes de 007, ele vem andando de lado esse vira para a câmera e da uma facada, exatamente como em todas as aberturas dos filmes do super espião britânico. Logo depois temos uma seqüência genial de uma vitima. Ela vem dirigindo um fusquinha e o namorado está no banco do carona com um mapa completamente perdidão e ele sugere que eles parem o carro e grite por socorro então ela para o carro. Ele fala “eu estava só brincando” e ai vem o comentário: “Cara, eu já assisti vários filmes de terror e sei que um cara com uma mascara está no meio da estrada em plena noite, não é uma coisa boa” e quem está na frente deles? Jason é claro. Depois temos a filha do xerife e uns amigos indo até a delegacia para dar um oi para o papai e pedir para procurar pelos dois amigos que ainda não aparecerem no campo. Pois é eles vão reabri o Camp Crystal Lake, mas agora tem outro nome, Forest Green, para se o caso de Jason aparecer ele vai olhar o nome e vai ver que não é o lugar e vai embora numa boa. O curioso é que Tommy está em cana por ter bagunçado na noite anterior e acaba avisando a filha do xerife e seus amigos que Jason esta de volta. Ai a teoria do meu irmão mais novo Marcelão foi mais uma vez provada. Ela olha o cara atrás das grades e fica se vazando para o cara, toda batendo palminha, por quê? Porque mulher não gosta de homem bonzinho e se ele está preso é porque fez boa coisa não fez.


Agora o inevitável acontece, o elemento comédia foi introduzido na série, com uma seqüência altamente desnecessária de um jogo de paintball e várias tiradinhas ao longo de todo o filme. Fazer o que, eu sabia que esse dia ia chegar. O xerife para provar que é gente boa vai levar Tommy até os limites da sua jurisdição e vai soltá-lo, mas o cara é foda e desvia para o cemitério para mostrar ao xerife que a sepultura de Jason está aberta e chegando lá a cova está fechada, hahahahahahahaha.


Durante a noite no acampamento um grito vindo do alojamento das meninas. Uma delas que se chama Nency, acaba de ter um pesadelo de um monstro que estava perseguindo-a tentando matá-la e o monstro estava por toda a parte. Sério que fui só eu que achei uma homenagem ao A Nightmare on Elm Street? Nancy, pesadelo, toda a parte? Ninguém?? Na real que o filme tem várias referências a filmes de terror, como o nome da personagem Sissy, que é uma homenagem a Sissy Spacek que fez a Carrie a estranha, ou o mercadinho Karloff ou eu é que estou vendo coisas também.


Tommy não sabe o que vai fazer, então ele busca ajuda em três livros: 30 Anos entre os Mortos de Carl A. Wickland, Os Mortos estão vivos de Harold Sherman e um Manual de Ocultismo. A coisa ta feia para o rapaz.


O filme é bacana e cumpre bem a sua proposta, apesar das piadinhas sem graça que sai de vez em quando. Parece que existe um final alternativo ou extra com uma cena com o pai de Jason indo até o túmulo do nosso herói, mas a Paramount achou muito idiota e cortou. Depois dos seus 86 minutos tem um Alice Cooper para quebrar tudo ainda.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
3
Trama / História
2

Body Count: 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário