segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Friday The 13th : A New Beginning



Friday The 13th : A New Beginning – Sexta-feira 13 Parte 5: Um Novo Começo


Lançado em 1985 esse filme teve a direção de Danny Steinmann que apesar de ter Ruas Selvagens no seu currículo depois de Sexta Feira 13 o cara sumiu do mapa por completo. No roteiro também temos Danny e continuamos com Martin Kitrosser, só que temos um tal de David Cohen que talvez tenha alguma coisa haver com o Cohen do Friday The 13th: The Final Chapter. No elenco temos Melanie Kinnaman, John Shepherd, Shaver Ross, Dick Wieand e mais um bando de morto. O bacana é que tem uma ponta do Corey Feldman, que não pode aceitar o papel de astro no filme, porque na época ele estava filmando Goonies. Agora a ponta que ele faz no começo foi filmada na casa dele em um domingo de folga da filmagem dos Gooneis e Danny e a sua equipe aproveitaram e gravaram a cena com o pivete. Na trilha segue Harry Manfredini e dessa vez temos mais ou menos Jason como Johnny Hock. Mais ou menos porque é a história do filme e não vou contar para não estragar. O orçamento ficou em 2.2 milhões de pacotes e na primeira semana fechamos com 8 milhões de pacotes, tendo no final o valor de 22 milhões de dólares e a Paramount enchendo os bolsos de grana.


Começamos dessa vez sem resumo nenhum, mas sim com Tommy (Corey) no meio da chuva com uns 12 anos de idade. Ele vai caminhando até um cemitério que tem uma lápide escrita Jason Voorhees. Ele ouve um barulho e se esconde na mata e aprece dois redneck com umas pás e com o firme propósito de profanar o tumulo do nosso herói e é claro que Jason não gosta disso. Quando eles acabam de desenterrar e abrir o caixão, Jason enfia o facão no bucho de um e no crânio do outro. Tommy continua olhando tudo aquilo apavorado e Jason sente o medo do moleque e vai até lá e quando ele vai descer o facão no pivete o cara acorda. Era só um sonho de Tommy que está com uns 18 anos mais ou menos e está sendo levado para o Centro Particular de Recuperação Juvenil Pinehurst. O lugar é uma fazenda bacana onde um tiozinho com umas idéias meio hippie ajuda adolescentes a se recuperarem de traumas e problemas. Na boa que é uma fazenda cheia de loucos e delinqüentes. Eles têm uma vizinha que é uma redneck clássica e caricaturada ainda, ela mora com o filho que é meio panca da cabeça também e os dois estão sempre com a cara suja.


Tem um gordinho que é totalmente pancada da cabeça e fica comendo chocolate e aloprando as outras pessoas da fazenda, mas te um dos caras tem um pavio mais curto do que o comum  e acaba se estressando muito com o gordinho e da uma machadadas no da pança para ele entender que está estorvando. O problema é que as machadadas mataram o da pança, mas o problema foi resolvido, ele não vai mais encher o saco. Nosso amigo Tommy também não é um bom exemplo de Zen Budista do mundo, só porque um dos malucos pegou uma das suas mascaras o cara pirou, deu um body slam no pivete e depois encheu ele de pancada na cara.


O fato é que daqui para frente muita gente vai começar a morrer e meio que ninguém sabe quem é que está fazendo a brincadeira. O xerife acha que o responsável é Jason, já o prefeito acha que é Tommy e ai vai. Eu admito que Tonny não esteja com o melhor dos álibis, já que o pessoal começou a morrer de fato depois que ele chegou. Para pior a vida do garoto ele está vendo Jason por todos os lugares, reflexo de espelho, no pátio, pela janela, no corredor e ai pela frente. A questão é o cara é louco ou nosso herói mascarado voltou à vida para matar mais uns adolescentes?


Tem dois momentos pré-mortes que tenho que comentar. Sabe aquele truque de mágica que o cara coloca varias espadas em uma caixa e dentro tem um carinha que não acontece nada com ele? Pois é o nosso assassino aqui tentou fazer esse truque com um negão com Soul Glue no cabelo só que o truque deu errado e o negão morre. Acontece com os melhores mágicos, não é verdade? A outra é que tem uma mina que fica fazendo uma dancinha como se ela fosse um manequim humano e eu não sei por que, mas isso era meio que moda nos anos 80, lembro que tinha apresentações em programas tipo o Viva a Noite no SBT ou no Perdidos na Noite na BAND. “E agora o show de dança dos manequins vivoooooossss”, sério cara que depre.


Nos seus 92 minutos o filme cumpre bem o seu papel de assustar (mesmo tendo a clássica cena de susto do gato) e de matar adolescentes indiscriminadamente. Não tem o final clássico dos filmes da série, mas o final é legal apesar de não ser filmado nos arredores do Crystal Lake. Não é uma maravilha da série, mas acho que é um dos que mais morre pessoas.



Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
3
Trama / História
2

Body Count: 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário