sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Friday The 13th: The Final Chapter



Friday The 13th: The Final Chapter – Sexta-Feira 13 Parte 4


Lançado em 1984 o quarto filme da série teve o subtítulo de The Final Chapter, mas que na real não era o plano da Paramount desde o inicio. Na direção ficamos com Joseph Zito que também dirigiu The Prowler e o Braddock com o mestre Chuck Norris. No roteiro temos Barney Choen e Bruce Hidemi Sakow e também tivemos o pitaco dos roteiristas anteriores. No elenco temos estrelas dessa vez, mas é claro que eles ainda não sabiam disso. Estou falando de Corey Feldman e Crispin Glover. Corey além de fazer o quinto filme da franquia Friday The 13th, ele fez nada mais nada menos do que Gremlins, Stand by Me, The Lost Boys, O Bordel de Sangue entre outros. Mas acho que o seu papel mais dukaralho foi o Mouth do clássico absoluto Goonies. Crispin fez várias coisas também, mas ele é o imortal George McFlay, o pai do Michael J. Fox no Back to the Future. Nesse capítulo temos Ted White interpretando o nosso herói Jason, que se recusava a conversar com os outros atores, alegando que era para dar autenticidade ao personagem dele, isso é que é um profissional.  Na trilha sonora seguimos co Harry Manfredini e nos efeitos especiais temos de volta Tom Savini. No orçamento temos o valor de 1.8 milhões de dólares e na primeira semana arrecadou 11 milhões fechando com um total de 33 milhões de pacotes. E tu achou que a Paramount ia deixar a vaquinha morrer de solidão.


Na introdução temos cenas dos outros três filmes dando um resumo na história para quem não se lembra mais e quando vem o título logo depois vem uma explosão de novo e entra The Final Chapter, no melhor estilo Braddock que se tem. Começamos exatamente onde acabou o Friday The 13th Part 3, na fazenda dos pais da Chris e com o nosso herói atirado no chão com um machado cravado na cabeça. A polícia está no local recolhendo provas e investigando coisas do presumo até que chega o pessoal do IML e levam Jason para o necrotério do hospital local. O legista é um picareta que só está tentando comer a enfermeira e quando a coisa esquenta Jason, o zagueiro de buceta, deixa a sua mão morta cair sobre a bunda da moça cortando todo o clima. Até morto o cara é chato. Mas quem falou que ele está morto... porque se ele tivesse morto o filme tinha acabado com 10 minutos ou poderia ser que ele estivesse morto e vivo, tipo um zumbi, bhaaaaaaa Jason Zumba que idéia afuzel.


Voltando, Jason está vivo e mata duas pessoas em 30 segundas só para provar que está em boa forma. Então temos uma casa onde mora uma mãe qualquer e seus dois filhos Trish e Tommy (Corey) Jarvins e na casa da frente deles aparecem seis adolescentes que compraram ou alugaram o lugar e adivinha onde ficam as casas? Nos arredores do Crystal Lake é claro. O tri é que na estrada eles encontram uma gordinha que está com uma placa “Canada e Amor” pedindo uma carona e quando alguém passa reto ou tira uma com a cara dela, que aparentemente aconteceu bastante, do outro lado da placa tem um FUCK YOU bem grande. 


O pessoal está curtindo uma tarde no lago fazendo um nudismo puritano no lago e aparecem duas gêmeas que se juntam ao grupo de boa e vão tirando a roupa. Agora na noite quando os casais começam a se formar temos uma obra prima da coreografia musical. George McFly fazendo uma dancinha que é certo que virou moda em algum lugar no mundo, porque ela é bem mais bacana que Gangnam Style.  A sacanagem é que ele estava dançando Black in Black do AC/DC, mas os produtores na hora da edição mudaram a musica para Love is a Lie do Lion. Para completar a noite um dos caras acha um rolo de filme com uma espécie de filme pornô mudo, preto e branco e muito nada haver. A festa ta feita. Aparece também um maluco que diz que está “caçando um urso” na região, mas a intenção dele é matar Jason, porque ele matou a irmã do cara a dois filmes atrás. Como esse pessoal é rancoroso.


Agora uma coisa é oficial, Jason deve ter algum problema com virgindade, porque se a pessoas já perdeu ela, Jason mata sem perdão. Acho que é a Kriptonita dele, se a pessoa é virgem e pura ele perde os seus super poderes de assassino psicopata. Uma coisa que não entendo é porque as pessoas quando vêem um cadáver no caminho desviam e vão para outro lado ao invés de passar pelo corpo e ir embora? É uma superstição americana ou é alguma coisa religiosa que eu desconheço? Meu é um presunto e não uma parede de concreto ou um maníaco com um facão. Se bem que às vezes pode ser um maníaco de facão. O final do filme é diferente dos demais da franquia, mas se bem que Tommy utilizou uma manha já mostrada em um dos filmes anteriores para ganhar de Jason. Acontece. 


De qualquer maneira é certo que o diretor e o pessoal dos efeitos e os dubles tinham recém aprendido uma nova técnica de voar através de janelas, porque foram umas oito janelas destruídas ao longo dos seus 91 minutos. Existiu um final alternativo que ficou escondido até 2009 quando foi lançada a edição Deluxe do filme. Agora parando para pensar se o filme continua de onde acabou o terceiro quer dizer que não é mais sexta feira 13 e sim sábado 14 ou domingo 15... detalhes bobos que nem tem importância nenhuma.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
3
Trama / História
2

Body Count: 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário