quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Chugyeogja



Chugyeogja – The Chaser – O Caçador


Interrompemos a seqüência de Friday The 13th para atender ao pedido do meu brother Cristiano Kvalo. Mais uma boa surpresa dos Sul Coreanos, que já nos agraciaram com alguns ótimos filmes como conhecido filme do bolinho OldBoy, Lady Vingança, Hospedeiro e outros. Esse filme policial foi lançado em 2008 e teve a direção do novato Hong-jin Na, que também fez um filme chamado Hwanghae (The Yellow Sea) que ser for ao estilo desse aqui vai valer muito. O filme também foi escrito por Hong-jin Na e junto com Won-Chan Hong e Shinho Lee que são novatos também. Acho que não adianta muito eu falar o nome dos atores porque na boa não consigo reconhecer nenhum outro filme do currículo deles, mas para cumprir a tabela no elenco principal ficamos com Yun-seok Kim que foi nomeado em 2008 como melhor ator no Asia Pacific Screen Awards por esse filme. Também temos Jung-woo Há que também nomeado no mesmo festival por esse filme e Yeong-hie Seo que ganhou o premio de melhor atriz por esse filme no 부천국제판타스틱영화제 em 2008. Essa naba ai é um festival de cinema fantástico que passa na Coréia do Sul, chamado Puchon International Fantastic Film Festival. Não achei o valor do orçamento do filme, mas ele arrecadou 35 milhões de dólares o que é impressionante para um filme sul coreano. 


O enredo do filme é sobre um ex-policial (Hong) que por motivos financeiros abriu um novo negócio depois que saiu da policia. Ele virou cafetão de umas tias e parece que a coisa ia muito bem até que as suas meninas começaram a desaparecer ou se recusavam a trabalhar no ramo do entretenimento adulto especializado. Então os credores do cafetão começaram a ligar querem sua grana senão alguém vai se machucar feio, só que a única menina que o cara ainda tem é Mi-jin e a pobre coitada está quase morrendo em casa por causa de uma gripe dos infernos. Só que como não tem outra moça, logo tem que ser ela e a pobrezinha tem que deixar a sua filha de oito anos sozinha em casa e ir transar com algum desconhecido. O problema é que o cara não é um desconhecido, o cafetão fez uma rápida pesquisa e descobriu que as suas ultimas duas garotas que desapareceram o ultimo cliente foi esse cara que ele agendou com Mi-jin. O chefe combina com Mi-jin que assim que chegar ao lugar ela tem que mandar uma mensagem para ele confirmando o endereço para que ele o cliente possam ter uma conversinha.


O esquema é que o cafetão acha que esse maluco vendeu as suas meninas e por isso é que o cara está muito puto da cara, já que o seu negócio está quase falindo e ele precisa da grana que pagou adiantado para as tias. Com o plano traçado e tudo está indo conforme o previsto e quando Mi-jin chega a casa, rapidamente ela pede para usar o banheiro para tomar uma ducha. Só o que não estava no plano é que o celular não tem sinal. Mas não é por acaso isso, é que o magrão tem um bloqueador de sinal. É que ele é broxa e transfere toda a sua tensão sexual para um martelo e um formão, usando os dois para furar a cabeça da prostituta. Sim o cara um psicopata homicida maluco. 


O cafetão então começa a procurar desesperadamente a sua empregada para que as informações sejam finalmente divulgadas, mas o único problema é que ela está amarrada e levou uma marretada na cabeça para piorar a coisa. Quando o psicopata está para acabar o serviço, a campainha da casa toca, só que não é o cafetão e sim um casal religioso que está preocupado com o amigo que mora naquela casa, porque faz dias que ele não aparece na missa. O cara além de matar prostitutas ainda matou o dono da casa, o cara é meu mesmo. Já que estamos aqui mesmo o psicopata mata o casal e pega o carro do casal e leva para outra rua para desovar o veículo, mas ele deu o maior pé frio da galáxia. Ele acabou batendo o carro do casal no carro do cafetão e ai a coisa começa a ficar feia. Durante a conversa o cafetão acaba descobrindo que o psicopata é o cara que ele está procurando e sai correndo atrás do maluco. Depois de cinco minutos de perseguição o cafetão consegue pegar o cara e enche ele de porrada e quando ele está voltando para o carro, aparece a policia e prende os dois. 


Na delegacia o psicopata não fala nada com nada, mas durante o seu depoimento ele confirma que não vendeu as garotas do cafetão, mas sim as matou. Então começa uma verdadeira caça pelo lugar onde o cara enterrou as meninas, porque o chefe de policia está em descrédito com o prefeito, logo achar um serial killer e as suas vitimas iria levantar a sua moral com o governo e o cafetão continua procurando Mi-jin. O problema que durante a busca o cafetão acaba indo na casa da empregada e descobre que ela tem uma filha de oito anos e para dar o teor dramático ao filme ele leva a garotinha junto em busca da mãe. Agora o que era uma busca por dinheiro vira uma busca pela união da família.


O filme não é maravilho, mas ele é exatamente o que ele se propõe a ser, um filme policial sem muitos rodeiros ou muitas intrigas, simplesmente um filme policial muito bom. Acho que antes dos últimos filmes do Cronenberg, os últimos filmes policiais bons que eu tinha visto foram os do James Woods, Charles Bronson ou do Clint Eastwood, mas talvez eu possa estar cometendo alguma injustiça. O fato que o filme é simples, envolvente e violento, muito violento. Não espere grandes reviravoltas ou explicações existências do porque que o cara mata já que na boa ele é um psicopata e era isso. Se o cara parar para analisar o filme é cheio de clichês, mas em nenhum momento isso torna o filme chato ou repetitivo e olha que o filme tem 125 minutos de duração. Como os americanos não se agüentam em ver outros países fazendo filmes bons, a Warner Bros comprou os direitos de refilmagem do filme por 1 milhão de pacotes e parece que Leonardo DiCaprio e Martin Scosese estavam envolvidos na coisa, mas não tem nada oficial ainda.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
0
Trama / História
3

Nenhum comentário:

Postar um comentário