segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Friday The 13th part 2



Friday The 13th part 2 – Sexta-Feira 13 parte 2

O personagem de Victor Miller está de volta em uma seqüência um pouco polêmica. Lançado em 1981 a segunda parte de Friday The 13th teve a direção de Steve Miner que também é responsável pela 3º parte e por outros bons filmes, como A casa do Espanto, Warlock, Halloween H20 e Pânico no Lago. No roteiro temos de novo Ron Kurz que resolveu mudar algumas coisinhas do primeiro filme, mas depois falamos sobre isso. No elenco ninguém de especial, nem antes e nem depois do filme, mas para cumprir o protocolo temos Amy Steel e John Furey nos papéis principais e temos pela primeira vez um Jason adulto, já que no primeiro era um moleque. Espera um pouco, Jason não morreu afogado antes do 1º filme até? Espera um pouco. Então temos Warrington Gillete interpretando o grande Jason Voorhees sendo que Steve Dash foi o duble que sofreu. O cara além de levar 13 pontos no dedo por ser acertado com o facão por Amy ele ainda ganhou uma queimadura química no rosto. Já na trilha sonoro segue firme e forte o senhor Harry Manfredini. O orçamento do filme ficou em 1.2 milhões e na primeira semana de filme ele pegou 6.4 milhões de pacotes, tendo finalizado com 21 milhões de dólares e vamos fazer um filme três já que a vaquinha está gorda.


Iniciamos com um clássico flashback no sonho de Alice, que estava presente no primeiro filme, mostrando um resumão do final do Friday The 13th, caso você ainda não tenha visto ou não lembre mais do que aconteceu. Depois Alice acorda, vai preparar um chá e coloca a chaleira no fogão. Quando ela abra a geladeira dentro está à cabeça da mãe de Jason e alguém pega um picador de gelo e fura a cabeça da jovem Alice. Pelo menos o assassino é gente boa, porque depois de matar a mulher ele tirou a chaleira do fogo. Então aparece o logo vindo na tela do Friday The 13th e depois ele explode mostrando o “Part 2”, foda de mais. Uma curiosidade é que essa seqüência inicial que vem antes dos créditos iniciais foi considerada por muito tempo a mais longa de todos os filmes, durando mais de 15 minutos.


Primeiramente temos um casal que chegou a cidade e liga para o amigo e durante isso duas coisas pitorescas acontecem. A primeira é o Ralph o louco (personagem do 1º filme também) aparece e avisa de novo que estão todos condenados se eles foram para o crystal lake e 2º é que a camionete do cara é rebocada. Eles correm feitos loucos atrás, mas o cara do guincho não dá nem bola. O tio do guincho para em uma casa que na real é do amigo deles, do tipo brincalhão, tipo amigo pau no cú que mandou rebocar o teu carro. É daqueles amigos que tu está caminhando na rua tranquilamente segurando uma pasta e o cara aparece do nada e “rouba” a pasta por trás, como uma brincadeira. Brincadeira o caralho... O povo vai para um curso de formação de monitores de acampamentos próximo ao Camp Crystal Lake e tem uma galera dessa vez. Inclusive tem um cadeirante no grupo, essa é a prova que os filmes de terror vem promovendo a igualdade social desde 1981 pelo menos, matando qualquer um sem descriminação.


O chefe do lugar conta uma história na noite, que o corpo do jovem Jason nunca foi encontrado e que ele ainda está por ai como um animal selvagem e que para piorar ele viu a mãe ser decapitada e agora ele quer vingança, mas é só uma história. Pior que não. Ron Kurz fumou um Boa Noite e achou melhor fazer com que Jason não tivesse morrido no primeiro filme já que Batsy Palmer, quem interpretou a mãe se Jason no primeiro filme, se negou a fazer o papel novamente e o cara teve que improvisar. Agora Jason é um adulto em busca de vingança contra os adolescentes monitores de acampamentos que deixaram que ele quase morresse e que mataram a sua mãe ainda por cima. O foda é que como na teoria ele é meio deformado no rosto eles colocam uma fronha com um buraco no olho esquerdo para o ator poder enxergar. O problema é que aquela porra não parava quieta na cabeça do cara, que colocaram uma fita adesiva para fixar a fronha e foi isso que causou a queimadura química no duble. Obrigaram o coitado a usar aquilo por 13hs seguidas. O sindicato dos dubles deve ser muito ruim para deixar isso acontecer com um funcionário.


Mais sustos e menos suspense nesse segundo filme e temos visivelmente menos efeitos especiais de maquiagem, já que as mortes são bem mais meia boca do que do primeiro filme. É claro que isso não o torna um filme ruim ele só não é tão bom quanto o primeiro. Até o final é bem parecido com o do primeiro filme e por mais que eu já tenha visto algumas vezes, eu sempre tomo um cagaço. Os seus 87 minutos foram agradáveis, mas poderia ter mais mortes. É que tem mais uns sete monitores que ficaram um buteco enchendo a cara de cachaça e se salvaram da chacina. Quem falou que a pinga não salva.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
3
Trama / História
3

Body Count: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário