quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan



Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan - Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York

Lançado em 1989 o oitavo filme da franquia teve a direção e roteiro de Rob Hedden que além de criar argumentos medíocres para esse episódio, escreveu também alguns episódios da série de TV do Friday The 13th e do Macgyver e um ou outro filmes sem expressões. No elenco principal temos Jessen Daggett, Barbara Bingham, Alex Diakun e Peter Mark Richman. Já no elenco B temos pessoas bem mais legais, como Gordon Currie que fez uma meia dúzia de filmes B como Blood & Donuts, The Dark Hours, Ira de Murantes II entre outros. Teve uma surpresa, pelo menos para mim, de Saffron Henderson, que no filme faz uma guitarrista, mas ela faz a voz de ninguém menos do que Goku em Dragon Ball e mais uma porrada de personagens em vários desenhos e animes. Temos também a maravilhosa que eu caso agora e chupo toda Kelly Hu, sendo esse filme um dos seus primeiros trabalhos como atriz maravilhosa que eu caso agora e chupo toda. Kane Hodder continua fazendo o papel de Jason Voorheers e Harry Manfredini segue firme na trilha sonora. O orçamento ficou em 5 milhões de dólares e na primeira semana foi feia a coisa, ficando com 6.2 milhões e acabando com 14 milhões só. Isso foi um sinal e a Paramount acabou fazendo o que já estava pensando fazer a algum tempo ela vendeu a franquia para a New Line depois desse filme e isso até que foi bom por um lado, mas falamos disso em outro momento.


Vamos ter uma mudança de cenário como o título do filme sugere. Vamos começar em Crystal Lake é claro, mas depois vamos parar em New York e já no inicio do filme temos essa informação, porque fica tocando um metal farofa e mostrando imagens e locais agradáveis da grande maça. Temos um barco no meio do Crystal Lake e o dono resolve jogar a ancora e vai dar uns pegas na namorada, só que a ancora acerta um cabo de força que está ali paradinho no fundo do lago e toda a eletricidade do mundo passa pelo corpo de Jason que está ali tirano uma soneca (francamente diretor, tu podia fazer melhor). Jason acorda puto da cara e com razão e vai matar os dois que estão no barco. Convenientemente o dono do barco tem uma mascara de hóquei no barco, que o nosso herói pega emprestada e vai se divertir um pouco. Estranho é que Jason deve estar meio enferrujado, porque ele errou o primeiro ataque no casal. Deve ser a idade, mas ele mata os dois sem mais problemas depois.


A história dessa vez é que temos uma turma de formandos de Crystal Lake e uma professora hippie deu a idéia de todos fazerem uma viagem de barco pra NY. Até ai tudo bem, só que quando o barco parte nosso herói pegou uma carona ou deu de clandestino, sei lá, mas o importante é que com todos abordo a festa vai começar. No barco temos vários clichês do final dos anos 80, como uma guitarrista, um cineasta mirim, lutadores de boxe, escritora, a vadia e sua escudeira fiel, o tiozinho rabugento e por ai vai. A escritora é Rennie, nossa heroína, que é sobrinha do tiozinho rabugento que é diretor da escola. Rennie está trocando de roupa na sua cabine quando ela enxerga na escotilha um menino se afogando pedindo ajuda. Poderia ser apenas uma ilusão da mente psicótica dela, mas o cachorro dela também viu e vazou correndo assustado. (de novo Sr. Diretor, mais cuidado da próxima vez). A única boa inovação que Rob Hedden colocou, foi o famoso super poder de tele-transporte de Jason, agora ninguém segura esse rapaz. Se bem que ele não dominou por completo ainda, mas acontece.


Com as mortes acontecendo os adolescentes tentam revidar e se armar. Eles vão pelo barco pegando várias armas e jogam no chão para poder escolher com mais clareza. O líder deles fala “peguem suas aramas” e cada um pega alguma coisa, tipo cano, machado e o líder nada. Os outros olham para ele e dizem “E você Julius?“ Ele olha bem sério e fala “nada...”. Todos fazem uma cara de pavor e espanto, então o negão continua a frase “... a não ser isso”. E ele engatilha a escopeta e saem em busca de Jason. Serio, tu achou que o cara ia sair na mão com o nosso herói? A coisa não adiantou muito e o grupo da nossa heroína que é composto do seu par romântico e o tiozinho rabugento e a professora hippie vão para o bote salva vidas porque Jason conseguir afundar o barco. No bote o cachorro que estava desaparecido até agora aparece milagrosamente no colo de Rennie e Julius também aparece para ajudar o grupo.


Chegando em NY temos uma cena clássica. Jason vai atrás dos cinco sobreviventes e quando ele sai da água e sobe para a rua, nosso herói da uma viradinha no pescoço, como um ar de dúvida nos olhos. Ele vê um outdoor onde tem uma propaganda da liga de hóquei e tem um cara usando uma mascara de hóquei também. Certo que ele deve ter pensado, será que eu estou no paraíso ou em casa? Mas um clássico sinal de boas vindas para o nosso herói. O outro grupo também recebeu as boas vindas nos estilo NY, em menos de dois minutos em terra eles foram assaltados e Rennie ainda é seqüestrada. Para ver como o carma é uma puta, Rennie está gritando e pedindo ajuda desesperadamente e quem é que aparece para ajudá-la? A policia? Seu par romântico? O Homem-Aranha?  Não, nosso herói mascarada é quem aparece e passa a faca nos dois meliantes.


Lembra quando Julius ia sair na mão com Jason só que ele pegou uma escopeta? Pois é agora ele tem a chance de sair na mão com Jason. O negão da uns 30 socos fazendo com que Jason vá indo para trás, só que o negão gastou a sua barra de stamina muito rápida e não consegue mais dar um soco sequer. Ele fala para Jason dar o seu melhor golpe então e ele da um soquinho que arranca a cabeça do cara fora. Seria bacana outro crossover, Jason x Tyson, quem sabe um dia. Mais uma vez Jason prova que é um bom zagueiro de buceta, primeiro não deixando os delinqüentes estuprar Rennie e agora quando o par romântico da um beijinho na heroína, Jason aparece chutando todas as latas de lixos do mundo só para quebrar o clima. Acontece também outro confronto inesperado, Jason entra em uma lanchonete e ataca o Jason do futuro. É que o cozinheiro é o cara que vai fazer o papel de Jason no filme Freddy x Jason.


Eu sou um fã da série, mas eu tenho que admitir que esse filme é fedorento de mal feito e com uns argumentos idiotas e com idéias de girico. Não sei por que o diretor achou que no final a única coisa que Jason precisava era de uma banho de lixo do esgoto NYquiano para fazer o maníaco voltar a ser uma criança indefesa. Francamente senhor Rob Hedden depois de 100 minutos de filme eu merecia coisa melhor. Shame on you. O mais legal é que os cidadãos de NY não deviam saber que estavam filmando um Friday The 13th ali, e diz à lenda que pessoas saíram correndo quando viam Jason andando pelas ruas e parece que uma tiazinha viu uma cena pela janela do seu edifício e como não viu câmeras achou que era verdade e morreu de enfarto.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
4
Trama / História
1

Body Count: 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário