sábado, 1 de dezembro de 2012

Friday The 13th



Friday The 13th - Sexta-Feira 13

Um clássico absoluto com toda a certeza. Lançado em 1980 esse obra prima influenciou e ainda influencia uma série de filmes de terror. Na direção temos Sean S. Cunningham que até tem coisas boas no currículo, como Trapped Ashes, Terminal Invasion, DeepStar Six e The New Kids, mas ele se deu melhor como produtor do que diretor e no roteiro temos Sean junto com Victor Miller e Ron Kurz. No elenco Betsy Palmer que faz a mãe de Jason e que se tu perguntar para ela foi à pior coisa que ela fez na vida. Sério, em uma entrevista ela afirmou que se arrepende até hoje de ter feito esse filme, vai entender as pessoas. Temos nesse filme a presença do grande Senhor Toicinho, o oráculo Kevin Bacon. Ele é um dos adolescentes que está no Crystal Lake. De resto ninguém que vale a pena. Agora na parte técnica tenho que falar em duas pessoas. Primeiro o mago da trilha sonora Harry Manfredini que já apareceu aqui no blog no filme Zombie Island Massacre e que de resto dispensa comentários.  Agora se tu não lembra do barulho que fazia no meio do filme, vai aqui o link. Segundo é outro patrão dos filmes de terror e dos efeitos especiais, estou falando de Tom Savini que também já apareceu por aqui, no documentário sobre Don Dohler Blood, Boobs & Beast. Na questão numérica esse filme custou cerca de 550 mil doletas e na primeira semana arrecadou quase 6 milhões de verdinhas. Ao total temos doze filmes da franquia e todos juntos custaram 81 milhões e conseguiram arrecadar a pequena quantia de 465 milhões de dólares. Agora dá para entender o porquê que tem 12 filmes.

Na história (caso alguém não conheça) temos um empresário chamado Steve que resolveu gastar uma grana e colocar em funcionamento o antigo acampamento de verão de Crystal Lake. Ele foi fechado na década de 60 por causa de acidentes estranhos e pela morte de um garoto e de uns monitores. Steve contratou uns adolescentes para colocar o acampamento em funcionamento novamente já que em duas semanas eles irão receber cerca de 50 crianças. O problema é que o povoado local não gosta de acampamento e preferia que ele ficasse fechado, mas já que não tem remédio a única coisa que eles podem fazer é tentar avisar os adolescentes que o lugar é chamado carinhosamente de “acampamento sangrento” e que seria melhor se eles fossem embora. Como sabemos que os adolescentes não têm medo de nada e não acredita no que os mais velhos falam, o acampamento vai funcionar mesmo assim, para o bem do filme. Admito que três pessoas diferentes falarem que o lugar é amaldiçoada em menos de 3 minutos é um claro sinal de que a merda esta feita.

Todos estão trabalhando duro e se divertindo também em alguns momentos, e porque não? Então uma das meninas grita dentro de um dos alojamentos e todos vão correndo ver o que pode ser. Tem uma cobra no lugar e assustou a jovem moça. O bacana é que essa cena não estava no roteiro, eles estavam filmando outra coisa e Tom Savini deu a idéia de aproveitarem o material no filme. A bagunça e o escândalo que eles fizeram para matar a cobra são fora do comum. Na noite bate uma água forte sobre o acampamento e o senhor toicinho e outra menina vão se suicidar na cabana fazendo sexo enquanto o pessoal que sobrou resolve jogar um Banco Imobiliário com regras obscuras. Ao invés de usar dinheiro para pagar ao proprietário do local o aluguel se tu cair na carta dele, tu paga com uma peça de roupa. Strip Monopoly é o poder, porque não pensei isso na minha infância. Será que os adolescentes fazem isso hoje em dia?
Depois temos outro claro sinal de que a merda bateu na bunda. Quando uma das monitoras vai deitar na cama e tem um machado com sangue sobre ela. E agora?

O filme é mais um Thriller de suspense do que um filme de terror propriamente dito e apesar de muita gente achar nesse filme não temos a famosa mascara de hóquei, marca registrada da franquia no futuro. Agora a seqüência final do filme, até sabendo o que vai acontecer tu toma um susto. É muito legal e o final em aberto dando um gancho para um segundo filme fez muita escola nos filmes de terror.

O que eu nunca consegui entender, porque nos filmes de terror o vilão/assassino quando vai enfrentar a mocinha/herói ele fica burro e completamente inapto, completamente diferente das outras 11 mortes anteriores. Deve ter uma explicação filosófica para isso. O fato é que são 95 minutos de puros anos 80enta com mulheres com cabelo de palha e peitos pequenos que moram no meu coração.


Bom, vamos às notas:

Diversão
5
Tosquice
4
Trama / História
4

Body Count: 11 (contando a cobra)




Nenhum comentário:

Postar um comentário