sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jason Goes to Hell: The Final Friday



Jason Goes to Hell: The Final Friday - Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira

Sem sombra de dúvidas o filme mais violento da franquia e também uma dos mais polêmicos. Por ser o primeiro filme feito pela New Line que comprou os direitos da Paramount temos mudanças significativas no filme. Para o fã purista que gosta da mitologia da franquia possivelmente vai achar uma bosta o filme, mas se você quer sangue e mortes, está no filme certo. Lançado em 1993 temos a direção e roteiro de Adam Marcus que foi escalado para escrever três filmes em 2013, são eles Cabin Fever: Outbrack, I Walked Witha Zombie e Texas Chainsaw 3D, tomara que ele acerte a mão. Adam teve outros dois companheiros no roteiro, Jay Huguely que só escreveu Magnum P.I. na vida e Dean Lorey que só fez My Wife & Kids na vida. Dessa vez não temos ninguém de exótico no elenco, temos John. D. LeMay (que estreou a série de TV do Friday The 13th), Kari Keegan, Steven Culp, Erin Gray, Richard Grant entre outros. Tem um que merece um destaque, mas é mais pessoal do que merecido. Eu falo de Steven Williams que fez o Agent X no seriado X-Files. Ainda temos Harry Manfredini na trilha e temos também Kane Hodder ainda fazendo o papel de Jason Voorhees e mais outros dois papeis, um policial no necrotério e o outro depois eu falo. O orçamento do filme ficou em 2.5 milhões e na primeira semana fechou em 9.7 milhões, acabando com o valor de 15 milhões de pacotes.


Algumas considerações devem ser feitas antes de tudo. A princípio ele não é um filme da franquia, como sugere o título Jason Goes to Hell: The Final Friday. Como vocês notaram não tem nenhum 13th no nome, logo ele desconsidera várias coisas dos filmes anteriores, e desconsidera o filme Friday The 13th part 8 como um todo. Então não me venha com a mascara está diferente e bla bla bla depois, o filme é fora da mitologia.


Temos uma gostosa que chegou em casa e vai toma rum banho para relaxar (por isso eu sei que é gostosa) e no meio da coisa as luzes se apagam e Jason aparece. Ela milagrosamente consegue fugir da casa e correr para o matagal e é claro que Jason vai atrás. O fato é que tudo é uma armadilha para o nosso herói. A gostosa é na realidade uma agente do governo ou do exercito e do nada aparece uma dúzia de malucos atirando em Jason, os caras descem até das arvores, muito SWAT a coisa, e por fim eles lançam uns morteiros e um deles acerta o nosso herói em cheio fazendo Jason explodir em pedaços e deixando o seu coração batendo no chão. O que sobrou do corpo é levado para o uma instalação militar secreta e o médico que está fazendo a autopsia vê um liquido preto viscoso saindo do coração que começa a bater sozinho e o médico acaba comendo o daço dele, fazendo com que o espírito de Jason entre no seu corpo, eu acho, porque as pessoas vêem o médico, mas no reflexo no espelho é Jason que aparece. O legista sai as instalação e ao que tudo indica está indo de volta para Crystal Lake.


Tem um caçador de recompensa negão e com um bigodão que falou que por 500 mil pacotes ele mata Jason permanentemente. Acho que é um preço baixo pela paz na terra. O caçador vai até a cidade e entra em uma lanchonete temática do Jason e ele pede um Jasonburger e Jasonfingers e faz uma oferta para a garçonete para ela ajudá-lo a matar Jason. Ele também avisa que Jason está voltando por ela e pela sua filha, agora por qual motivo só o roteirista sabe por enquanto. Como o legista está voltando para Crystal Lake pela mata ele encontra um casal que está acampando e a morte da mina é uma das mais afude da série. Na realidade é o legista que mata as pessoas boa parte do filme. Quando ele finalmente chega à cidade, o legista mata mais um ou dois para não perder o costume, mas um ele guarda e leva para a mansão Voorhees.


Como o pessoal do FBI fez o favor de explodir o seu corpo Jason precisa de um novo, só que o corpo do legista já está podre por isso ele guarda uma vitima para poder fazer a troca. A troca é de cortar as bolas fora, sai uma lesma preta da boca do hospedeiro atual e vai para a boca do hospedeiro futuro, em um lindo e singelo beijo. Eu só não entendi uma coisa. Antes de mudar de corpo com o policial ele tinha um bigode de respeito, Jason pegou uma navalha para fazer a barba do cara e tirar a bigoda fora. Será que Jason achou que o beijo ia pinicar? O fato é que depois que a lesma está dentro, o sangue da pessoa fica preto e viscoso também.


O caçador bigodudo faz o favor de contar o está acontecendo. Na realidade Jason tem uma irmã e uma sobrinha e só um Voorhees pode dar a vida e só um Voorhees pode tirar a vida. Sacaram? Jason precisa do corpo de uma das moças para ressuscitar em sua feiúra e esplendor. Vou contar porque é obvio que Jason consegue voltar, se não ele não podia ir para o inferno, certo? Na boa que a lesma que sai da boca é um bichinho que é o coração de Jason e parece que ele não precisa entrar pela boca das pessoas só. Tem uma delas que está deitada inconsciente com as pernas abertas e o bichinho entra por baixo, pela... vocês sabem, lá... enfim.


Realmente bom os 87 minutos, se você desconsiderar a mitologia. Na boa que eles só podiam ter mudado o nome que ia ser bem melhor, tipo Assassino Mascarado ou A Lesma Mutante. A coisa importante de tudo isso é que como a New Line é dona do nosso herói mascado, duas coisas aconteceram no filme que fez os fãs enlouquecerem. Uma é que dentro da mansão Voorhees tem o Necronomican, o mesmo do Evil Dead e no final quando aparece a mascara do Jason no chão sai um braço de Kane Hodder fazendo o seu terceiro papel no filme. O braço tem uma manga listrada de verde e vermelho e na mão tem uma garra com laminas na ponta. É a mão do nosso psicopata mágico preferido Freddy Krueger protagonista da série A Nightmare on Elm Street. Viu não foi tão ruim assim.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
4
Trama / História
2

Body Count: esqueci de contar

Nenhum comentário:

Postar um comentário