terça-feira, 7 de maio de 2013

IX FANTASPOA - Mar Negro


Mar Negro

Tive um ótimo inicio de FANTASPOA, pois tive a oportunidade de assistir essa obra prima do cinema independente nacional. Mar Morto foi Lançado agora em 2013 no FANTASPOA e encerra a trilogia do diretor e roteirista Rodrigo Aragão. Só para constar, os outros dois filmes são Mangue Negro que ainda não postei o review aqui e A Noite do Chupacabras que já apareceu no Review Maluco. Eu queria poder colocar o nome de todos que participaram do filme, mas ai ia ficar muito extenso o review, porque esse é um daqueles filmes que merece. No elenco ficamos Tiago Ferrir, Kika Oliveira, Mayra Alarcón, Carol Aragão, Markus Konká, Giovanni Coio, Marcelo Castanheira, Petter Baiestorf, Cesar “Coffin” Souza,Mariana Zani, Giselle Ferran, Gurcius Gewdner, Joel Caetano, Tamara Alarcón, Milena Bessa, Ianara Alarcón e mais várias pessoas altamente talentosas. Só que eu tenho que dar destaque para duas pessoas. A primeira é Walderrama dos Santos que fez um ótimo papel como Albino que logo descreverei melhor. O outro foi o meu amigo Cristian Verardi que faz um pitoresco travesti. Se não me engano o filme foi feito com 200 mil reais, para ter uma noção com esse dinheiro não da para sustentar um senador no Brasil. Agora o que vocês preferem? Sustentar um senador ou ter um filme dessas por ano?


Rodrigo contou que o filme só foi possível por causa do apoio de todas as pessoas envolvidas. Ele conta que no inicio convidou uma galera para fazer o filme e quando botou na ponta do lápis, viu que não ia dar. Então Rodrigo desconvidou todos e falou que não tinha como fazer o filme. Só que o pessoal de fé é muito foda e os malucos aparecerem para filmar, sem receber um centavo e custeando a própria viagem. Para ter uma ideia apareceu gente da Costa Rica e do México. Esse é o espírito do pessoal underground. A primeira frase do filme é “Esse é um filme Comunitário” e Rodrigo falou que se não fosse por esses amigos o filme não teria saído.


No inicio da história temos Peroá e Cavalo Cansado, dois pescadores que estão tentando tirar o seu sustento do mar. Depois de pescar poucos peixes, uma arraia, um toca disco e mais umas tranqueiras, eles acabam pescando um peixe gigante. Cavalo Cansado acha que é uma sereia e Peroá acha que é um peixe-morcego gigante. O fato é que a coisa não é de Jesus e acaba atacando Peroá, deixando uma dentada no braço do pobre pescador. Como a fama de pescador é de ser um cara mentiroso, Peroá proíbe Cavalo Cansado de contar a verdade para os morados do pacato vilarejo.


Peroá vai para casa consertar a rede que o peixe-morcego gigante destruiu enquanto Cavalo Cansado vai para o buteco de Seu Otto para vender a arraia que conseguiram na pescaria. No buteco conhecemos Albino, um cara muito estranho que é completamente apaixonado pela mulher de Peroá. Ele possui também um livro com desenhos macabros e com uns rabiscos sinistros que ele encontrou no meio da mata junto com uns corpos. O importante é que o Seu Otto manda Albino ir para rua limpar a arraia e no meio do processo o amor de sua vida aparece e faz com que ele se esqueça da arraia. Só que o Seu Otto fica brabo que o matuto está cabulando o trabalho e manda Albino voltar imediatamente para a rua e acabar de limpar a arraia, mas para a surpresa de Albino a arraia sumiu.


Depois de comprar uma carne de barril no Seu Otto, a mulher de Peroá volta ao lar doce lar para cuidar do seu marido que tem um rasgo no braço e para alimentar a sua filha e o filho do seu marido. O velho pescado não está se sentindo muito bem e depois de tentar consertar a rede e receber os primeiro socorros de sua esposa, ele vai para o berço dar uma descansada.


Enquanto isso a única coisa que se comenta no vilarejo é a inauguração do Cabaré local. Como a família de Peroá está precisando de dinheiro, a mulher cai trabalhar no Cabaré como auxiliar de cozinha deixa as duas crianças aos cuidados do velho pescador. O problema é que o inevitável aconteceu. A ferida do pescador ficou muito feia e ele acabou se tornando em um zumbi atacando as crianças. De volta à cozinha do puteiro, as mulheres começam a preparam uns peixes que casualmente foram os que Peroá trouxe da noite em que ele foi mordido pela sereia-morcego gigante.


Eu sei que Rodrigo falou que o filme não é para ser sério, mas até aqui ele é sério, mas desse ponto do filme para frente à coisa vai ladeira abaixo. Temos um vereador amarrado na cama com uma menina de chicote enquanto a outra come o peixe macabro. Temos também um grupo de musica internacional que fala em miguelito, onde o segurança deles é o cover do Danny Trejo com um machete na mão. Seguindo a tendência temos o travesti que é dono do lugar e que fica babando no ovo da cantora de bolero, só que quando um bando de zumbi entra em cena a coisa vira islâmica. O travecão puxa uma metraca do armário e senta bala em todos os zumbis que aparecem. O esquema agora é só um, sobreviver a qualquer preço e fugir da mancha negra que se aproxima do litoral.


Tem duas frases que eu tenho que comentar, já que eu quase morri de tanto rir. Um pessoal no buteco do Seu Otto em uma discussão filosófica sobre o perigo da pesca e Cavalo Cansado solta: “Quem não tem cú, não faz contrato com pika”... muito profundo. A outra frase foi dita pelo Vereador quando ele está deitado na cama com as duas meninas prestadoras de serviços sexuais: “Isso é que bom, um champagne vagabunda e uma mulher mais vagabunda ainda”. Acredito que teve pessoas que se viram na tela nesse momento. E o momento Necronomicon do filme, dessa vez ficou nas mãos de Walderrama que teve a honra de proferir as palavras “Klaatu Barada Nikto”.


O filme é muito bom, muito divertido e com uma quantidade pornográfica de sangue que faria os filmes hollywoodianos parecerem um mero cortezinho no dedo. Os 100 minutos de filmes são fantásticos e com um humor bem característico. Tipo o Petter olha o vereador (Cesar) amarrado na cama e vai até a beira e baixa as calças, então o travecão (Cristian) diz “o que tu tá fazendo?” e Petter responde “vou fazer a mesma coisa que o vereador faz com o povo, eu vou fude o cú do vereador”. Hahahahaha. Mais uma vez meus parabéns para Rodrigo e toda a equipe da Fabulas Negras e para todas as pessoas que fizerem essa obra prima se tornar realidade.


Bom, vamos às notas:

Diversão
5
Tosquice
5
Trama / História
3






Um comentário:

  1. Mar negro realmente é do caralho!!!!!!
    Do que você comentou e destacou, assino embaixo.
    A parte do vereador é épica !

    ResponderExcluir