quinta-feira, 23 de maio de 2013

IX FANTASPOA - Premutos


Premutos

Admito que eu estou tendo alguma dificuldade em escrever esse review porque o filme é muito doido, mas vamos na manha do ganso. Esse filme alemão foi lançado em 1997 e teve o roteiro e direção Olaf Ittenbach que tem em seu currículo algumas coisas interessantes como The Burning Moon, Legion of the Dead, Evil Rising, Beyond the Limits, Legendo of Hell e outras coisas no gênero. Além de roteirista e diretor, Olaf ainda atua em alguns dos seus filmes e esse aqui foi um deles e porque eu não fiquei surpreso. No resto do elenco temos Fidelis Atuma, Heiko Bender (Mutation 3, Angel of Death 2), Anke Fabre, Ingrid Fischer, Ronald Fuhrmann (The Burning Moon), Susanne Grüter, Heike Münstermann, Christopher Stacey (Legion of the Dead), André Stryi (Beyond the Limits) e Ella Wellmann. Depois de muita procura para saber o valor do orçamento do filme e nada encontrar, eu presumo que o filme até que deve ter saído meio caro, pois a quantidade de sangue e pedaços de braço que aparecem ao longo do filme é incrível. Sem falar nos efeitos especial extra vagabundos que de vez em quando surgem na tela.


No inicio do filme temos a história de Premutos, o primeiro anjo caído. Ele foi banido do céu por Deus antes do próprio Lúcifer, só que diferente do Anjo de Luz que fez a sua casinha no inferno, Premutos quer dominar a terra e escravizar os humanos, trazendo pragas e morte para toda a humanidade. Ele tem ao seu lado um exército de mortos vivos que fariam qualquer coisa para agradar o seu mestre, mas o problema que a única pessoa que pode trazer Premutos de volta é o seu filho, que de tempos em tempos vem para a terra preparar o terreno para o papai, só que normalmente as coisas não são tão fáceis para o grande Premutos. Em sua primeira tentativa de voltar que é mostrada na tela foi na Índia em 1023, mas alguma coisa acontece e ele não consegue voltar.


Agora eu não sei se realmente aconteceu alguma coisa, já que o filme é um VHSRip. Talvez por isso não deu para entender o que aconteceu, mas o que importa é que logo depois estamos em 1942 tem uma multidão enfurecida tentado matar um gordinho bigodudo que aparentemente rouba uns presuntos do cemitério local. Por algum motivo desconhecido essa multidão vai até um lugar onde tem uns zumbis e depois de acabar com todos eles vão e acabam com o gorducho que acabou de enterrar um livro que depois vai ser muito importante para a história. Se bem que “muito importante” acho que foi forçar um pouco, digamos que o livro é um bom pretexto para um banho de sangue futuro.


Depois vamos para a Alemanha atual e temos na história Mathias, um adolescente qualquer se não fosse por um pequeno fato que vocês que não viram o filme já sabem, não é mesmo? Ele mora com a mãe, o padrasto e com a irmã que eu acho que é um travesti, mas isso pode ser apenas a péssima qualidade do VHSRip. O padrasto de Mathias é um ex-militar que acha que todos são soldados e que devem ter disciplina militar em suas vidas. É claro que ele é também um grande colecionador de armas que já deve ter ficado claro qual será o propósito desse arsenal.


Mathias sofre de uma síndrome, que quando ele toma uma porrada no saco ele tem um flashback de uma vida passada, que vai de 1293, passando por Cristo e indo para alguns lugares e datas desconhecidas, mas que tudo tem uma boa explicação. Tá bom, acho que “boa” não é um bom adjetivo, talvez só uma explicação fosse melhor. Depois de um desses flashbacks o padrasto de Mathias, que por sinal está de aniversário, está no seu quintal cavando uns buracos e acaba encontrando o livro que o gorducho bigodudo escondeu em 1942 e casualmente é um livro sobre o grande Premutos.


Para completar a festa de aniversário do padrasto de Mathias, temos um casal que é amigo da mãe de Mathias, uma arqueóloga/historiadora que acaba de voltar do Egito, um Negão com um blazer de mangas arregaçadas e bebum, juntamente com a irmã de Mathias que levou o seu namorado. Importante falar que o homem do casal de amigos foi namorado da arqueóloga, que deixou ele para ir estudar no Egito, mas nunca esqueceu o seu grande amor. Agora é só ligar os pontos e ver como fica o desenho.


Uma coisa muito especial sobre o filme é que ele foi dublado em inglês e eu tenho certeza que toda a dublagem foi feita por uma única pessoa, porque é muito ridículo. Tem horas que têm uns três personagens conversando e não da para saber quem está falando, porque o áudio de uma voz qualquer e a imagem mostra outra pessoa que está com a boca fechada e quando ele abre a boca e a cena muda para outra pessoa e assim vai o tempo todo. A voz das mulheres me lembrou de quando o Costinha contava as piadas de bixinha ou de travesti nos programas humorísticos, simplesmente cômico. E como é uma pessoa que faz tudo, as vozes se repetem muito e acaba complicando o bom entendimento da trama.


Outra sequência que sou obrigado a comentar é quando os zumbis atacam durante a festa de aniversário do padrasto de Mathias. O pessoal vai para o porão, que convenientemente é o mesmo local onde fica o arsenal do ex-militar e coisa vai num banho de sangue que me fez lembrar a épica cena do Brain Dead, onde o nosso herói usa um cortador de grama para destruir uma horda de zumbis. A diferença aqui é que trocamos um cortador de grama por armas, muitas armas. Tem um momento que chaga a cansar, porque são aproximadamente 20 minutos de troca de armas e sangue esguichando.


O filme é divertido e confuso, com várias transições temporais que desafiam a lógica e o bom senso, mas garanto que durante os seus 106 minutos serão inesquecíveis. Temos demônios, zumbis, peitos de fora, Jesus Cristo e um tanque... não tinha como dar errado. Isso mesmo, um TANQUE. Os caras meteram um tanque no porão, e isso foi de trincar os ovos. Simplesmente inacreditável. Um filme obrigatório para quem gosta de um bom trash 80tista.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
5
Trama / História
2


Nenhum comentário:

Postar um comentário