Silent Hill Revelations – Terror
em Silent Hill: Revelação
É de 2012 a continuação da
adaptação do jogo de terror Silent Hill da Konami e o cara responsável pela
direção e roteiro dessa vez é Micheal J. Bassett que também fez Wilderness,
Solomon Kane e Deathwatch. Micheal foi escolhido porque Roger Avary, que fez o
primeiro filme, estava preso por homicídio culposo e por dirigir embriagado
causando lesões graves em mais um bando de pessoas. No elenco temos alguns do
primeiro filme e mais um apoio extra. Do primeiro filme temos Sean “senhor
morte” Bean (The Lord of the Rings), Radha Mitchell (The Crazies), Deborah Kara
Unger (The Game, Payback) e Roberto Campanella como Pyramidhead. No reforço
temos Adelaide “minha anã paraguaia” Clemens (Vampire, Wasted on the Young),
Martin Donovan (The Alphabet Killer, Wind Chill), Erin Pitt e Carrie-Anne Moss,
a Trinity de Matrix, trabalhando por um prato de comida e temos destaques
também. O primeiro ficou para um beliver, Kit Harington o grande Jon Snow do
seriado Game of Thrones, que nesse filme acho que até meio que salvou ele. Em
uma entrevista Kit admitiu que antes de ser chamado para o papel ele nunca
tinha ouvido falar nos jogos, então para entender um pouco mais, ele se trancou
em seu quarto e jogou todos os jogos da franquia. Os outros dois destaques são
para duas figurinhas carimbadas no mundo B, Malcolm McDowell que os mais novos
devem lembrar-se dele no novo Halloween do Rob Zombie e os mais puritanos vão lembrar-se
do A Clockwork Orange do Kubrick e o outro é Boyd Banks que fez o Bruiser e
Land of the Dead do George A. Romero ou no Jason X.
A trilha sonora ficou novamente sobre a responsabilidade de Akira Yamaoka que é
o maluco que fez todas as trilhas da franquia para os consoles. O filme não sai
barato, ele ficou na casa dos 20 milhões de Obamas e é claro que ele conseguiu
se pagar, a coisa ficou por perto dos 50 milhões.
Uma coisa importante que temos
que esquecer são os últimos 3 minutos do Silent Hill ou apenas acreditar que
aquilo foi um sonho, porque a protagonista do filme é Sharon, a mesma
personagem que ficou presa em Silent Hill no primeiro filme, só que agora ela é
adolescente. Então fica a pergunta, como é que ela conseguiu sair d Silent
Hill? Rose conseguiu um talismã que contem propriedades mágicas e fez com que
Sharon saísse da cidade macabra. Para a tristeza de Rose o famigerado talismã
só tinha poder para tirar uma pessoa da cidade, então ela se sacrifica e salva
a filha.
Desde então Christopher tem se
mudado constantemente para fugir da Ordem de Valtiel, porque aparentemente o
tal talismã, chamado de Selo de Metatron, é muito importante para a Ordem, algo
com poder se comunicar com Deus. O fato é que agora Christopher e Sharon se
chamam Heather e Harry Mason e os dois acabam de chegar na nova cidade, logo aquele
mimimi sobre não conversar com estranhos, não fazer amigos e blábláblá. O
problema é que Heather está tendo sonhos recorrentes com um lugar chamado
Silent Hill, com um parque de diversões macabro e com coelhos de pelúcia
gigante. Mas não são coelhos bonitinhos, branquinhos e fofinhos, são meio que
uma versão maligna do Pernalonga misturada com o coelho da Duracell. Cada vez que Heather pergunta para o seu pai
sobre Silent Hill, o matuto da um desdobre na menina e o assunto fica por isso
mesmo. Eu acho que seria muito mais fácil dizer para a moça que Silent Hill é
uma cidade fantasma macabra e casualmente é o lugar onde tu nasceste e o lugar
onde a tua mãe adotiva está em tormento eterno.
Indo para o colégio Heather tem a
impressão de que está sendo vigiada, mas talvez seja apenas paranóia. No
colégio ela se apresenta para a turma de uma maneira meio impactante, fazendo
jus ao pedido do pai de “não fazer amigos”. Só que casualmente tem um menino
que também é novo e tenta fazer contato com a bela moça, mas como papai falou
“nada de falar com estranhos” ela desconversa e sai. Então algo improvável
acontece, o colégio entra na dimensão demoníaca, exatamente como Silent Hill
faz e isso deixa a moça completamente apavorada. Quando a coisa vai ficar preta
para o lado dela, Vincente (o garoto novo) aparece e tira a moça do transe. Ela
sai meio que perdida para fora e lá ela repara que o carinha que ela achava que
estava seguindo ela, na realidade está seguindo ela. Heather liga para o pai
que instrui a moça para ir até o shopping que em breve ele vai para lá.
Tudo resolvido então, se não
fosse por um pequeno detalhe, o shopping entra na dimensão demoníaca e ai a
coisa pega. A sorte da moça é que o cara que estava seguindo ela é um detetive
particular que foi contratado pela Ordem para localizar a família Silva e o
detetive acaba salvando Heather de um dos monstros que aparecem no seu caminho.
Bacana que na hora do sufoco, Heather pegou um cano para se defender, pois o
cano é uma arma clássica do jogo de videogame. Agora para a desgraça de Heather
o detetive é morto e a sua jaqueta ficou perto dele e é obvio que a policia vai
investigar. Na saída do shopping ela da de cara com Vicent novamente que faz
questão de acompanhar a moça até em casa. No caminho ela conta que o Harry
matou um ladrão há alguns anos atrás e a policia não achou que era legitima
defesa e esse é o motivo de eles estarem se mudando muito, pelo menos esse é o
motivo para Heather. Chegando em casa o pior aconteceu, Harry não está e parece
que a casa foi revirada e ela percebe uma mensagem sinistra com um símbolo
demoníaco pintado com sangue na parede “COME TO SILENT HILL”.
A moça pega algumas coisas e para
ir atrás do pai e ela lembra que o símbolo lembra muito o talismã que o seu pai
guarda em uma caixa. Na caixa efetivamente tem o símbolo e o talismã, mas
também tem uma carta com o nome Sharon. A moça abra e é uma confissão do seu
pai de tudo o que aconteceu no seu passado, a adoção, Silent Hill, demônios e
essas coisas. Um detalhe muito importante no final da carta, que está mais ou menos
nessas palavras: “não importa a merda que tu está pensando, nunca vá até Silent
Hill ou toda a porra da humanidade está condenada. Entendeu? NÃO VÁ PARA SILENT
HILL NUNCA.“ Agora o que vocês acham que a adolescente fez? O bacana é que
Vicent se oferece para ir junto e ajudar a moça na jornada... o que o cara não
faz por uma buceta. Agora será que Sean Bean vai morrer dessa vez? Porque ele
milagrosamente passou batido no primeiro filme, contrariando a sua estatística
de morte em 92% dos filmes em que atuou.
Em Silent Hill o esquema é sempre
a mesma coisa, monstros macabros, sirenes sinistras, personagens enigmáticos,
correria, monstros demoníacos, correria. Dessa vez além do grande Pyramidhead
temos também o mostro feito de manequins, o monstro de laminas e é claro as
enfermeiras gostosas satânicas.
Achei que o primeiro filme foi melhor, mas isso
não faz de Silent Hill Revelations um filme ruim. Ele tem a mesma ambientação
do primeiro filme e tem alguns elementos novos. Eu até achei uma hora que era o
Clive Barker que estava dirigindo o filme. O filme é claramente inspirado nos
eventos do jogo Silent Hill 3, mas é somente algumas coisas, como figurino e
algumas criaturas. Agora se o cara for mais rato de filme, vai notar que vários
elementos da franquia estão no filme, mas vários mesmo como Pete's Bowl-O-Rama,
Lakeside Amusement Park, Jacks Inn e uma infinidade de pequenos detalhes. Tipo
no final do filme aparece um caminhoneiro que eu achei que era uma referência
ao Silent Hill Origens, mas é só isso. Os 94 minutos filme são obrigatórios
para quem gosta do game e para quem gosta de um bom filme de terror.
Bom, vamos às notas:
Diversão
|
4
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Tosquice
|
1
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Trama / História
|
3
|
Só pra chinliar de cara: o diretor do 1 nao foi o Cristopher Gans?
ResponderExcluirMas enfim. Realmente é todo cerne do SH 3 (um dos melhores). O que eu enxerguei foi o seguinte: primeiro filme é bom, mas escapa violentamente da história original. Esse roteiro do 2, dá pra ver claramente que remendaram o que tinha no 1, pra botar nos trilhos a história (porque, porra, incendio do subsolo pra explicar a névoa? Por favor...). Nesse, sao os personagens do jogo, o Harry, a Sheryl.
E achei fantástica a direçao de arte, maquiagem e som. É absolutamente o clima macabro do jogo! Até a porra do mapa da parede do hospício é absolutamente igual. Trilha sonora perfeita. Ok, o roteiro tem uns diálogos que podiam ter lapidado melhor.
E se eu fosse o produtor, eu fazia um final alternativo cómico, que nem os jogos. Ia ser tri. Hehue
Concordo contigo que o filme é mais fiel aos jogos, mas ele tem as suas escapadas. Na real são ótimos dois filmes que deveriam ser exemplo para pessoas que querem fazer filmes baseados em jogos.
Excluirpena que essa buceta so saiu espanhol até agora
ResponderExcluirsó achei q o vicent entregou o jogo mto rapido
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