segunda-feira, 22 de abril de 2013

Silent Hill Revelations


Silent Hill Revelations – Terror em Silent Hill: Revelação

É de 2012 a continuação da adaptação do jogo de terror Silent Hill da Konami e o cara responsável pela direção e roteiro dessa vez é Micheal J. Bassett que também fez Wilderness, Solomon Kane e Deathwatch. Micheal foi escolhido porque Roger Avary, que fez o primeiro filme, estava preso por homicídio culposo e por dirigir embriagado causando lesões graves em mais um bando de pessoas. No elenco temos alguns do primeiro filme e mais um apoio extra. Do primeiro filme temos Sean “senhor morte” Bean (The Lord of the Rings), Radha Mitchell (The Crazies), Deborah Kara Unger (The Game, Payback) e Roberto Campanella como Pyramidhead. No reforço temos Adelaide “minha anã paraguaia” Clemens (Vampire, Wasted on the Young), Martin Donovan (The Alphabet Killer, Wind Chill), Erin Pitt e Carrie-Anne Moss, a Trinity de Matrix, trabalhando por um prato de comida e temos destaques também. O primeiro ficou para um beliver, Kit Harington o grande Jon Snow do seriado Game of Thrones, que nesse filme acho que até meio que salvou ele. Em uma entrevista Kit admitiu que antes de ser chamado para o papel ele nunca tinha ouvido falar nos jogos, então para entender um pouco mais, ele se trancou em seu quarto e jogou todos os jogos da franquia. Os outros dois destaques são para duas figurinhas carimbadas no mundo B, Malcolm McDowell que os mais novos devem lembrar-se dele no novo Halloween do Rob Zombie e os mais puritanos vão lembrar-se do A Clockwork Orange do Kubrick e o outro é Boyd Banks que fez o Bruiser e Land of the Dead do George A. Romero ou no Jason X. A trilha sonora ficou novamente sobre a responsabilidade de Akira Yamaoka que é o maluco que fez todas as trilhas da franquia para os consoles. O filme não sai barato, ele ficou na casa dos 20 milhões de Obamas e é claro que ele conseguiu se pagar, a coisa ficou por perto dos 50 milhões.


Uma coisa importante que temos que esquecer são os últimos 3 minutos do Silent Hill ou apenas acreditar que aquilo foi um sonho, porque a protagonista do filme é Sharon, a mesma personagem que ficou presa em Silent Hill no primeiro filme, só que agora ela é adolescente. Então fica a pergunta, como é que ela conseguiu sair d Silent Hill? Rose conseguiu um talismã que contem propriedades mágicas e fez com que Sharon saísse da cidade macabra. Para a tristeza de Rose o famigerado talismã só tinha poder para tirar uma pessoa da cidade, então ela se sacrifica e salva a filha.


Desde então Christopher tem se mudado constantemente para fugir da Ordem de Valtiel, porque aparentemente o tal talismã, chamado de Selo de Metatron, é muito importante para a Ordem, algo com poder se comunicar com Deus. O fato é que agora Christopher e Sharon se chamam Heather e Harry Mason e os dois acabam de chegar na nova cidade, logo aquele mimimi sobre não conversar com estranhos, não fazer amigos e blábláblá. O problema é que Heather está tendo sonhos recorrentes com um lugar chamado Silent Hill, com um parque de diversões macabro e com coelhos de pelúcia gigante. Mas não são coelhos bonitinhos, branquinhos e fofinhos, são meio que uma versão maligna do Pernalonga misturada com o coelho da Duracell. Cada vez que Heather pergunta para o seu pai sobre Silent Hill, o matuto da um desdobre na menina e o assunto fica por isso mesmo. Eu acho que seria muito mais fácil dizer para a moça que Silent Hill é uma cidade fantasma macabra e casualmente é o lugar onde tu nasceste e o lugar onde a tua mãe adotiva está em tormento eterno.


Indo para o colégio Heather tem a impressão de que está sendo vigiada, mas talvez seja apenas paranóia. No colégio ela se apresenta para a turma de uma maneira meio impactante, fazendo jus ao pedido do pai de “não fazer amigos”. Só que casualmente tem um menino que também é novo e tenta fazer contato com a bela moça, mas como papai falou “nada de falar com estranhos” ela desconversa e sai. Então algo improvável acontece, o colégio entra na dimensão demoníaca, exatamente como Silent Hill faz e isso deixa a moça completamente apavorada. Quando a coisa vai ficar preta para o lado dela, Vincente (o garoto novo) aparece e tira a moça do transe. Ela sai meio que perdida para fora e lá ela repara que o carinha que ela achava que estava seguindo ela, na realidade está seguindo ela. Heather liga para o pai que instrui a moça para ir até o shopping que em breve ele vai para lá.


Tudo resolvido então, se não fosse por um pequeno detalhe, o shopping entra na dimensão demoníaca e ai a coisa pega. A sorte da moça é que o cara que estava seguindo ela é um detetive particular que foi contratado pela Ordem para localizar a família Silva e o detetive acaba salvando Heather de um dos monstros que aparecem no seu caminho. Bacana que na hora do sufoco, Heather pegou um cano para se defender, pois o cano é uma arma clássica do jogo de videogame. Agora para a desgraça de Heather o detetive é morto e a sua jaqueta ficou perto dele e é obvio que a policia vai investigar. Na saída do shopping ela da de cara com Vicent novamente que faz questão de acompanhar a moça até em casa. No caminho ela conta que o Harry matou um ladrão há alguns anos atrás e a policia não achou que era legitima defesa e esse é o motivo de eles estarem se mudando muito, pelo menos esse é o motivo para Heather. Chegando em casa o pior aconteceu, Harry não está e parece que a casa foi revirada e ela percebe uma mensagem sinistra com um símbolo demoníaco pintado com sangue na parede “COME TO SILENT HILL”.


A moça pega algumas coisas e para ir atrás do pai e ela lembra que o símbolo lembra muito o talismã que o seu pai guarda em uma caixa. Na caixa efetivamente tem o símbolo e o talismã, mas também tem uma carta com o nome Sharon. A moça abra e é uma confissão do seu pai de tudo o que aconteceu no seu passado, a adoção, Silent Hill, demônios e essas coisas. Um detalhe muito importante no final da carta, que está mais ou menos nessas palavras: “não importa a merda que tu está pensando, nunca vá até Silent Hill ou toda a porra da humanidade está condenada. Entendeu? NÃO VÁ PARA SILENT HILL NUNCA.“ Agora o que vocês acham que a adolescente fez? O bacana é que Vicent se oferece para ir junto e ajudar a moça na jornada... o que o cara não faz por uma buceta. Agora será que Sean Bean vai morrer dessa vez? Porque ele milagrosamente passou batido no primeiro filme, contrariando a sua estatística de morte em 92% dos filmes em que atuou.


Em Silent Hill o esquema é sempre a mesma coisa, monstros macabros, sirenes sinistras, personagens enigmáticos, correria, monstros demoníacos, correria. Dessa vez além do grande Pyramidhead temos também o mostro feito de manequins, o monstro de laminas e é claro as enfermeiras gostosas satânicas. 


Achei que o primeiro filme foi melhor, mas isso não faz de Silent Hill Revelations um filme ruim. Ele tem a mesma ambientação do primeiro filme e tem alguns elementos novos. Eu até achei uma hora que era o Clive Barker que estava dirigindo o filme. O filme é claramente inspirado nos eventos do jogo Silent Hill 3, mas é somente algumas coisas, como figurino e algumas criaturas. Agora se o cara for mais rato de filme, vai notar que vários elementos da franquia estão no filme, mas vários mesmo como Pete's Bowl-O-Rama, Lakeside Amusement Park, Jacks Inn e uma infinidade de pequenos detalhes. Tipo no final do filme aparece um caminhoneiro que eu achei que era uma referência ao Silent Hill Origens, mas é só isso. Os 94 minutos filme são obrigatórios para quem gosta do game e para quem gosta de um bom filme de terror.


Bom, vamos às notas:

Diversão
4
Tosquice
1
Trama / História
3

4 comentários:

  1. Só pra chinliar de cara: o diretor do 1 nao foi o Cristopher Gans?

    Mas enfim. Realmente é todo cerne do SH 3 (um dos melhores). O que eu enxerguei foi o seguinte: primeiro filme é bom, mas escapa violentamente da história original. Esse roteiro do 2, dá pra ver claramente que remendaram o que tinha no 1, pra botar nos trilhos a história (porque, porra, incendio do subsolo pra explicar a névoa? Por favor...). Nesse, sao os personagens do jogo, o Harry, a Sheryl.

    E achei fantástica a direçao de arte, maquiagem e som. É absolutamente o clima macabro do jogo! Até a porra do mapa da parede do hospício é absolutamente igual. Trilha sonora perfeita. Ok, o roteiro tem uns diálogos que podiam ter lapidado melhor.

    E se eu fosse o produtor, eu fazia um final alternativo cómico, que nem os jogos. Ia ser tri. Hehue

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    1. Concordo contigo que o filme é mais fiel aos jogos, mas ele tem as suas escapadas. Na real são ótimos dois filmes que deveriam ser exemplo para pessoas que querem fazer filmes baseados em jogos.

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  2. pena que essa buceta so saiu espanhol até agora

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  3. só achei q o vicent entregou o jogo mto rapido

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