quinta-feira, 25 de abril de 2013

Evil Dead (2013)


Evil Dead (2013) - A Morte do Demônio (2013)

Quando meu irmão mais novo Marcelão chegou a minha casa, depois de assistir o filme, me falando “Cara, esse filme não é cristão”, eu fui confirmar e realmente o filme não é nem um pouco cristão. Lançado agora em 2013 essa homenagem ao clássico filme do Sam Raimi teve a direção de Fede Alvarez que é obvio que tem sérios problemas de várias categorias. Ele só tem em seu currículo quatro curtas metragens que se forem na mesma competência que ele fez o Evil Dead vale muito. No roteiro além do próprio Fede tem Rodo Sayagues que também trabalhou com Fede nos curtas metragens. Dizem que a Diablo Cody (Juno, Jennifer’s Body) ajudou a americanizar o roteiro do filme, mas sinceramente eu acho que não e se ela realmente ajudou deve ter frequentado o mesmo manicômio que o Fede quando eram pequenos. No elenco temos Jane Levy, Shiloh Fernandez (Red Riding Hood), Lou Taylor Pucci (Carries), Jessica Lucas (The Covenant, Cloverfield), Elizabeth Blackmore e mais uma meia dúzia de malucos. Agora onde é que está o Lorenzo Lamas no filme? Ele está listado no IMDB como Snake Eater e na boa se alguém descobrir me avise quem é o cara. Para quem não quer ver o filme porque é puritano do primeiro, lembro que esse Evil Dead teve a produção de Sam Raimi e de Bruce “Queixinho” Campbell. O filme um orçamento de 17 milhões de Obamas e só no primeiro final de semana o filme arrecadou 25 milhões de pacotes.


Notaram que no começo eu escrevi que o filme é uma homenagem ao clássico e não remake. Todos os elementos do clássico estão no filme novo, mas a história é diferente, ela é mais aprofundada e tem umas explicações melhor elaboradas. Mas é outro filme, tenha isso em mente.


Em um passado qualquer, inicialmente temos uma mina correndo desesperadamente por uma floresta até que uns redneck pulam em cima dela e depois só para garantir, metem uma pazada e colocam a garota para dormir. Quando ela acorda tem uns rednecks DUMAL e uma tiazinha meio cigana falando em uma língua que acho que só ela entendia e logo depois eles tocam fogo na mina, mas calma que tem mais coisa. É que vou tentar não dar spoiler, mas acreditem em mim que tem uma boa explicação para a mina virar uma torrada. Agora vem o logo EVIL DEAD e vamos para o presente.


Temos agora David, sua namorada Natalie e o seu cachorro Grandpa, chegando à cabana que pertence a sua família, que aparentemente não é frequentada há algum tempo. Lá já estão esperando os amigos de infância de David, Olivia e seu namorado Eric, que deliberadamente vou começar a chamar de Humberto Gessinger. Pode parecer uma piada interna de gaúcho, mas para quem não conhece Humberto Gessinger foi ou é vocalista de uma banda chamada Engenheiros do Hawaii e o Eric é a cara dele. Para finalizar a festa temos Mia, que é a irmã mais nova de David, ela é uma junk viciada em alguma espécie de pó que não é importante para a história. Todos estão reunidos na casa no meio do nada porque Mia vai mais uma vez prometer que vai deixar de ser uma drogadita e nessa hora o mais importante é ter amigos e a família por perto, correto? Bem, nesse caso não foi muito bom.


Tem um cheiro meio estranho na casa, mas a única pessoa que está sentido é Mia, só que como ela está no processo de detox ninguém da bola para ela. O fato é que ela já tentou isso outras vezes, mas nas primeiras horas do detox ela surtava e pedia para ir embora e o povo levava, mas isso não vai acontecer dessa vez. Então eles criaram a desculpa perfeita para qualquer coisa que venha a acontecer com Mia no inicio e acreditem, não vai ser pouca coisa. A sorte de Mia é que Grandpa também sentiu o cheiro e acabou descobrindo um alçapão na sala que leva para um porão sinistro. Até ai tudo bem o problema é que eles encontraram uma sala onde tinha uns gatos mortos e secos pendurados no teto e mais umas coisas DUMAL.


Beleza então, já que a drogadita estava certa do cheiro, então vamos pegar as coisas e vamos embora, certo? NÃOOOOOOOOOOOO. Para melhorar a coisa Humberto Gessinger achou uma coisa em um plástico preto e enrola com arame farpado. Mas não é um aramezinho qualquer é um daqueles duros que foi colocado ali para ninguém abrir aquela merda. Só que Humberto Gessinger não deu muita bola e achou um alicate de corte e abriu o esquema. Dentro do plástico tem um livro feito de pele aparentemente humana e escrito com uma tinta vermelha, que na boa não parece vermelho de um BIC.


Agora sim vamos embora, né? Claro que não. Humberto Gessinger começa a ler o livro e eu não sei por que as pessoas tem a mania de ler essas coisas em voz alta e o pior é que as palavras estavam meio que escondidas. O cara pegou uma folha em branco e um lápis, meteu por cima e começou a passar para aparecer o que tinha por baixo. Então o cara fala “KUNDA STRATA, MANTUSE, KANDA”. Na mesma hora da última palavra, Mia que estava na rua andando em círculos para se acalmar do detox, acaba vomitando. Coincidência? Acho que não.


Ainda mais que logo depois Mia começa e ver uma mulher sinistra na floresta e como ela acha que está ficando louca, ela pede para o irmão levar ela embora e o que ele faz? Fica ali porque vai ser bom para o seu detox, hahahahahahahaha. Mia não aceita muito bem e rouba o carro e tenta fugir, mas ela acaba fendo a mulher sinistra na sua frente e acaba batendo o carro. Ela foge desesperadamente, como se não houvesse amanhã, só que o mal é mais rápido. Então temos a clássica cena do estupro da árvore, mas dessa vez ela é diferente.


Primeiramente não sei se tecnicamente é um estupro. De acordo com o Código Penal Brasileiro em seu Art. 213 (Redação dada pela Lei nº 12.015, de 2009), estupro é: constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Tecnicamente não tem conjunção carnal na cena e acho que a coisa que entra na Mia, vai pelo butiko e não pela pepekinha dela, mas isso é altamente discutível.


Daí para frente à coisa vai ladeira a baixo. Começa a cair uma chuva muito forte e quando a merda bate na bunda e David resolve levar a irmã embora, a estrada que passa no meio do riozinho que eles usaram para poder chegar lá, está completamente debaixo d’água. O riozinho se transformou em uma correnteza forte e não tem como sair de lá. A coisa tem haver com um espírito maligno ou um demônio que se possuir 5 almas ele pode voltar para o mundo dos vivos e devorar a alma de todos ou alguma coisa parecida com isso.


O resto eu não vou contar para não estragar a desgraça e angustia de vocês ao assistir o filme. O importante é que todos os elementos estão ali, a serra elétrica, a shootgun, o fatiador de pão, o necronimicon, o Oldsmobile Delta 88 e tudo mais que você lembre. Uma informação que eu não achei foi se ele foi o filme que mais usou sangue falso na história, porque se não foi, chegou perto. Tem uma hora que começa a chover sangue, literalmente.


O filme é muito bom e como falei antes é muito DUMAL. Ele não é para te dar susto e sim para te deixar angustiado. Ele é um terror diferente do usual e só isso já conta pontos, porque eu já estava cansado de ver mais do mesmo. Outra coisa que conta pontos é que o filme foi classificado para 18 anos, isso quer dizer que não teve cortes e se teve até eu ficaria com medo do que eles cortaram, se o que sobrou foi os 91 minutos de filme. Vou avisar agora uma coisa muito importante, assistam a todo o filme. Tem um áudio nos créditos e depois dos créditos tem a melhor cena do filme e garanto para vocês que é muito Groovy.


Bom, vamos às notas:
Diversão
5
Tosquice
3
Trama / História
3

Um comentário:

  1. sinceramente nao gostei mto dessa versao, o lance de ficar reunindo jovens bonitos num lugar e mata-los ja me deu no saco

    ResponderExcluir