segunda-feira, 15 de julho de 2013

IX FANTASPOA - Suspiria

Suspiria

É de 1977 uma das obras primas do mestre Dario Argento. Dario é uma referência no cinema de horror no mundo todo, juntamente com o maestro Deodato e o mais bacana é que eles são italianos, CAPISCE? Além desse grande filme temos outros como Prelúdio Para Matar, Terror na Ópera, Dois Olhos Satânicos, Phenomena, A Mansão do Inferno, entre outros vários como diretor e outros tantos como escritor/roteirista. Um que eu particularmente eu não sabia que tinha saído, foi um Drácula em 2012, que foi dirigido e escrito pelo mestre e quem achava que não podia ficar melhor, quem faz o Van Helsing é o Rutger Hauer. No roteiro, juntamente com o mestre Argento, temos Daria Nicolodi que não escreveu muita coisa, mas só em ter ajudado o tio Dario já é muita coisa. Ela tem outros dois filmes escritos (Paganini Horror e Il Gatto Nero), mas ela foi mais atriz do que escritora, já que ela participou em mais de trinta e seis filmes e só “escreveu” três. Diz a boca pequena que eles eram namorados na época, por isso ela “ajudou” a escrever o filme. No elenco do filme temos Jessica Harper que também pode ser lembrada protagonizando o musical Shock Treatman e um filme dirigido, escrito e estrelado por Woddy Allen chamado Stardust Memories que possivelmente ele interpreta um escritor neurótico judeu que vive em Nova York. Temos também Stefania Casini, Flavio Bucci (Night Train Murderes), Miguel Bose (O Cavaleiro Estelar), Barbara “Eu Chupo” Magnolfi (The Sister of Ursula) e duas grandes atrizes de 1900 e guaraná de rolha. Uma é Alida Valli que fez o angustiante Os Olhos sem Rosto e também está no noir 3º Homem. A outra é Joan Bennett que fez o grande Dark Shadows e o Scarlet Street, considerando que Suspiria foi o último filme para o cinema que ela participou. É claro que elas fizeram uma bolacha de outros filmes, mas só esse já da para ter uma ideia do peso delas. Para finalizar o elenco, em destaque coloco Udo Kier, um alemão de carteirinha que fez milhares de filmes, normalmente como nazista ou como vilão tipo Shadow of Vampire, Blade, Grindhouse. O destaque na realidade vai para um dos melhores filmes de nazistas que eu já assisti e não sei por que eu nunca fiz um Review Maluco dele. Estou falando de Iron Sky, que é um filme de nazistas que moram em uma base no lado escuro da lua, dentro de uma cratera e por um ótimo motivo resolvem atacar a terra. O filme praticamente se escreve sozinho de tão bom, ainda mais que temos o “Composto Albinizador” que é uma das coisas mais sem noção que já vi.


Dizem os entendidos que o mestre Argento se inspirou na obra de Thomas de Quincey para escrever o seu filme. Thomas era um escritor que viveu entre 1785 e 1859 que escreveu algumas das principais obras literárias Inglesas. Algumas pessoas chegam a falar que ele é um dos mais importantes escritores ingleses, mas ai é coisa de pessoal entendido. Ele tem um livro que até vou procurar para dar uma lida que é o The Confessions of an English Opium-Eater, alguma coisa como Confissões de um Comedor de Ópio, que com esse título não pode ser ruim. De qualquer maneira a obra em que Argento se inspirou se chama “Suspiria de Profundis” (Suspiro das Profundezas em uma tradução pessoal baseada nas aulas de latim ministradas pelo grande Irineu Rabuske). As publicações se dividem em 32 partes, sendo que 18 nunca foram exatamente publicadas ou ao contrário. Os títulos publicados foram: Dreaming, The Palimpsest of the Human Brain, Levana and Our Ladies of Sorrow, The Apparition of the Brocken, Savannah-la-Mar, Vision of Life, Memorial Suspiria, Solitude of Childhood, The Dark Interpreter, The Princess that lost a Single Seed of a Pomegranate, Who is this Woman that beckoneth and warneth me from the Place where she is, and in whose Eyes is Woeful remembrance? I guess who she is, entre outros. Eu não estou com vontade de ficar traduzindo coisas para vocês, mas eu garanto que são títulos bem condizentes com um comedor de ópio.


Na história do filme temos Suzy (Jessica), uma dançarina de ballet que ganha à chance de sua vida, que seria estudar em uma das mais famosas e tradicionais escolas de ballet, que fica em Freiburg, na Alemanha. Ela chega no meio de uma tempestade muito feia, mas quem se importa com isso quando estamos falando do seu grande sonho. Primeiramente os carregadores de bagagem e os taxistas se importam, já que ninguém aparece para ajudar a nossa heroína. Superada essa fase ela vai para a escola que é claro que não fica ali na esquina ou no meio da cidade, ela fica no meio de um matagal sinistro. Quando Suzy chega ao local tem uma mulher saindo correndo porta a fora como se tivesse visto Lúcifer e ela fala alguma coisa antes de desaparecer no mato, mas como está chovendo muito e vários trovões e relâmpagos estouram no exato momento em que a moça tenta falar alguma coisa, a nossa heroína não consegue entender e acaba não dando muita bola e se dirige para o interfone para conversar com alguém na escola. O problema foi que a pessoa que atendeu, falou para Suzy ir embora e não abriu a porta, logo ela pegou o taxi de volta para a cidade e certamente vai voltar no outro dia.


Agora a menina que sai correndo não vai voltar no outro dia, porque ela chaga na casa de uma amiga pedindo abrigo. Ela toma um banho quente e logo depois acaba morrendo em uma circunstancia misteriosa. Como os policiais da Alemanha são muito eficientes, eles chegam á escola de ballet praticamente no mesmo momento que Suzy e fizeram umas perguntas para a diretora só que como Suzy é uma intrometida, ela diz que viu a moça saindo no meio da tempestade na noite passada, mesmo a diretora não confirmando o fato. Como o quarto de Suzy não ficou arrumado a tempo, ela vai morar com a russa Olga (Barbara), que se ela tivesse ficado lá teria poupado muito trabalho depois, se bem que daí não teria filme.


A coisa começa mesmo depois que Suzy se muda para morar dentro da escola, porque uma escola de ballet secular, no meio de um matagal é um filme de terror pedindo para acontecer. Principalmente quando Suzy é apresentada para Madame Blanc (Joan) que é a diretora da escola e a Miss Tanner que seria uma nazista se o filme se passasse no meio da 2º GG, mas agora ela é só a instrutora de ballet autoritária. Existe também uma figura misteriosa que é a dona da escola que nunca ninguém viu, mas o povo escuta a velha roncando durante a noite. Temos também o ajudante/mordomo que não fala uma palavra em inglês e é claro que não podemos nos esquecer da cozinheira gorda com cara de psicopata juntamente com o pianista cego.


Para finalizar Suzy tem uma amiguinha dentro da escola que é Sarah. Ela tem uma teoria de que os professores e funcionários não vão embora da academia durante a noite, que na realidade ninguém vai embora de lá. Então se eles não vão embora, para onde é que eles vão? Esse é um dos mistérios do filme, juntamente com os bizarros assassinatos que vão acontecendo ao longo do filme. Como a desgraça não anda sozinha, Suzy acaba ficando doente e o médico da escola recomenda que ela não saia daquele lugar lindo e agradável. Então como ela não tem para onde ir ela resolve escutar a sua amiga paranóica e sai investigando o lugar, que sabemos que é um dos maiores erros das moças nos filmes de terror. Agora é só esperar para ver onde isso tudo vai parar.


Um dos maiores charmes desse filme é a sua trilha sonora composta especialmente para ele. O responsável pela trilha juntamente com o mestre Argento é Claudio Simonetti com a sua grande banda Goblin. Todos os sons, barulhinhos irritantes e macabros, trilhas e musicas foram feitos em meses de experimentações. Teve uma primeira ideia de como seria a trilha e depois de gravada essa prévia, ela foi tocada no set de filmagem em quanto os atores estavam gravando as cenas. A trilha nesse filme foi muito importante, ela da um clima macabro e claustrofóbico para o filme. O trabalho final do soundtrack ficou totalmente diferente desse inicial, mas valeu muito como experiência falou Simonetti, já que ele foi um dos homenageados do FANTASPOA e ele estava em várias sessões comentadas. O que eu fiquei realmente triste foi que um dia antes da apresentação do Suspiria, Simonetti deu uma palhinha para diretoria e sortudos no bar Odeon e eu não fiquei sabendo. Tudo bem Nicolas e JP, vai ter volta hahahahahahahahaha.


Uma curiosidade sobre o filme é que o roteiro originalmente tinha sido escrito para que a escola de ballet só tivesse meninas de no máximo 12 anos de idade. O pai do Dario, Salvatore Argento, que também foi produtor do filme, não aprovou a ideia. Ele diz que o filme seria certamente proibido e banido da Itália, então Dario apenas aumentou a idade das internas para 20 anos, só que o picareta não modificou os diálogos, explicando o porquê algumas falas entre as atrizes são tão infantis. Ela ainda colocou todas as maçanetas mais altas do que o normal para justamente elas terem que levantar o braço para ter que abrir a porta, parecendo crianças abrindo. Safadinho esse Argento.


Uma lenda urbana sobre o filme foi que a mulher que interpreta as aparições de Helena Markos não aparece nos créditos, porque ela seria uma ex-prostituta de 90 anos que Dario achou na rua. Agora como ele achou e se realmente era uma ex, fica na imaginação da galera.


No ano de 2006 o estúdio japonês Gonzo anunciou que estava sendo produzido um anime de Suspiria, mas isso nunca se confirmou e também não se falou mais no assunto. O estúdio Gonzo foi responsável por ótimos animes como Final Fantasy: Unlimited, Hellsong, Full Metal Panic!, Chrono Crusade, Gantz, Basilisk e mais uma pancada de animes, OVAs e animações para jogos de videogame. Depois dessa noticia, em 2008 foi anunciado um remake do filme e a pessoa encarregada seria David Gordon Green, que escreveu e dirigiu o engraçadíssimo Pineapple Express. É claro que os fãs de terror não levaram a notícia muito na boa e a coisa esfriou e até hoje não tem nada de muito confirmado.


Outra coisa que eu sou obrigado a comentar é das cores que foram utilizadas no filme. Elas são fortes e marcantes. Muito vermelho, laranja e verde em um jogo de luz muito bom e angustiante que deixa o filme com um clima maligno e perverso. Mesmo não sendo um tema de filme comum nos filme de Dario Argento, os elementos clássicos estão lá como pessoas atravessando vidraças, flashback reveladores, gritos perturbados e por ai vai. Para quem nunca assistiu os 98 minutos de Suspiria é uma obrigação conseguir o filme e assistir. Mas cuidado com a versão que vai conseguir, porque existem umas que são editadas e para quem é purista ou é chegado em um peito de fora, vale a pena buscar a versão sem cortes.


Bom, vamos às notas:


Diversão
4
Tosquice
1
Trama / História
3



3 comentários:

  1. Mais um filme que entra pra lista dos que tenho que assistir. :)
    Quem não é chegado em peitos de fora ? '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme tem que ser assistido e tenta achar a versão completa que tem uns peitos de fora (^_^)v

      Excluir
  2. Eu gosto de peitos de fora, mas não lembro se vi a versão completa, segundo minha ex-cunhada assisti esse filme várias vezes, eu juro que foi só uma, mas foi uma época psicodélica , saca ?
    Vai saber !

    ResponderExcluir