Suspiria
É de 1977 uma das obras primas do
mestre Dario Argento. Dario é uma referência no cinema de horror no mundo todo,
juntamente com o maestro Deodato e o mais bacana é que eles são italianos,
CAPISCE? Além desse grande filme temos outros como Prelúdio Para Matar, Terror
na Ópera, Dois Olhos Satânicos, Phenomena, A Mansão do Inferno, entre outros
vários como diretor e outros tantos como escritor/roteirista. Um que eu
particularmente eu não sabia que tinha saído, foi um Drácula em 2012, que foi dirigido
e escrito pelo mestre e quem achava que não podia ficar melhor, quem faz o Van
Helsing é o Rutger Hauer. No roteiro, juntamente com o mestre Argento, temos
Daria Nicolodi que não escreveu muita coisa, mas só em ter ajudado o tio Dario
já é muita coisa. Ela tem outros dois filmes escritos (Paganini Horror e Il
Gatto Nero), mas ela foi mais atriz do que escritora, já que ela participou em
mais de trinta e seis filmes e só “escreveu” três. Diz a boca pequena que eles
eram namorados na época, por isso ela “ajudou” a escrever o filme. No elenco do
filme temos Jessica Harper que também pode ser lembrada protagonizando o
musical Shock Treatman e um filme dirigido, escrito e estrelado por Woddy Allen
chamado Stardust Memories que possivelmente ele interpreta um escritor
neurótico judeu que vive em Nova York. Temos também Stefania Casini, Flavio
Bucci (Night Train Murderes), Miguel Bose (O Cavaleiro Estelar), Barbara “Eu
Chupo” Magnolfi (The Sister of Ursula) e duas grandes atrizes de 1900 e guaraná
de rolha. Uma é Alida Valli que fez o angustiante Os Olhos sem Rosto e também
está no noir 3º Homem. A outra é Joan Bennett que fez o grande Dark Shadows e o
Scarlet Street, considerando que Suspiria foi o último filme para o cinema que
ela participou. É claro que elas fizeram uma bolacha de outros filmes, mas só
esse já da para ter uma ideia do peso delas. Para finalizar o elenco, em
destaque coloco Udo Kier, um alemão de carteirinha que fez milhares de filmes,
normalmente como nazista ou como vilão tipo Shadow of Vampire, Blade, Grindhouse.
O destaque na realidade vai para um dos melhores filmes de nazistas que eu já
assisti e não sei por que eu nunca fiz um Review Maluco
dele. Estou falando de Iron Sky, que é um filme de nazistas que moram em uma
base no lado escuro da lua, dentro de uma cratera e por um ótimo motivo
resolvem atacar a terra. O filme praticamente se escreve sozinho de tão bom,
ainda mais que temos o “Composto Albinizador” que é uma das coisas mais sem
noção que já vi.
Dizem os entendidos que o mestre
Argento se inspirou na obra de Thomas de Quincey para escrever o seu filme.
Thomas era um escritor que viveu entre 1785 e 1859 que escreveu algumas das
principais obras literárias Inglesas. Algumas pessoas chegam a falar que ele é
um dos mais importantes escritores ingleses, mas ai é coisa de pessoal
entendido. Ele tem um livro que até vou procurar para dar uma lida que é o The
Confessions of an English Opium-Eater, alguma coisa como Confissões de um
Comedor de Ópio, que com esse título não pode ser ruim. De qualquer maneira a
obra em que Argento se inspirou se chama “Suspiria de Profundis” (Suspiro das
Profundezas em uma tradução pessoal baseada nas aulas de latim ministradas pelo
grande Irineu Rabuske). As publicações se dividem em 32 partes, sendo que 18
nunca foram exatamente publicadas ou ao contrário. Os títulos publicados foram:
Dreaming, The Palimpsest of the Human Brain, Levana and Our Ladies of Sorrow,
The Apparition of the Brocken, Savannah-la-Mar, Vision of Life, Memorial
Suspiria, Solitude of Childhood, The Dark Interpreter, The Princess that lost a
Single Seed of a Pomegranate, Who is this Woman that beckoneth and warneth me
from the Place where she is, and in whose Eyes is Woeful remembrance? I guess
who she is, entre outros. Eu não estou com vontade de ficar traduzindo coisas
para vocês, mas eu garanto que são títulos bem condizentes com um comedor de
ópio.
Na história do filme temos Suzy
(Jessica), uma dançarina de ballet que ganha à chance de sua vida, que seria
estudar em uma das mais famosas e tradicionais escolas de ballet, que fica em
Freiburg, na Alemanha. Ela chega no meio de uma tempestade muito feia, mas quem
se importa com isso quando estamos falando do seu grande sonho. Primeiramente
os carregadores de bagagem e os taxistas se importam, já que ninguém aparece
para ajudar a nossa heroína. Superada essa fase ela vai para a escola que é claro
que não fica ali na esquina ou no meio da cidade, ela fica no meio de um
matagal sinistro. Quando Suzy chega ao local tem uma mulher saindo correndo
porta a fora como se tivesse visto Lúcifer e ela fala alguma coisa antes de
desaparecer no mato, mas como está chovendo muito e vários trovões e relâmpagos
estouram no exato momento em que a moça tenta falar alguma coisa, a nossa
heroína não consegue entender e acaba não dando muita bola e se dirige para o
interfone para conversar com alguém na escola. O problema foi que a pessoa que
atendeu, falou para Suzy ir embora e não abriu a porta, logo ela pegou o taxi
de volta para a cidade e certamente vai voltar no outro dia.
Agora a menina que sai correndo
não vai voltar no outro dia, porque ela chaga na casa de uma amiga pedindo
abrigo. Ela toma um banho quente e logo depois acaba morrendo em uma
circunstancia misteriosa. Como os policiais da Alemanha são muito eficientes,
eles chegam á escola de ballet praticamente no mesmo momento que Suzy e fizeram
umas perguntas para a diretora só que como Suzy é uma intrometida, ela diz que
viu a moça saindo no meio da tempestade na noite passada, mesmo a diretora não
confirmando o fato. Como o quarto de Suzy não ficou arrumado a tempo, ela vai
morar com a russa Olga (Barbara), que se ela tivesse ficado lá teria poupado
muito trabalho depois, se bem que daí não teria filme.
A coisa começa mesmo depois que
Suzy se muda para morar dentro da escola, porque uma escola de ballet secular,
no meio de um matagal é um filme de terror pedindo para acontecer.
Principalmente quando Suzy é apresentada para Madame Blanc (Joan) que é a
diretora da escola e a Miss Tanner que seria uma nazista se o filme se passasse
no meio da 2º GG, mas agora ela é só a instrutora de ballet autoritária. Existe
também uma figura misteriosa que é a dona da escola que nunca ninguém viu, mas
o povo escuta a velha roncando durante a noite. Temos também o ajudante/mordomo
que não fala uma palavra em inglês e é claro que não podemos nos esquecer da
cozinheira gorda com cara de psicopata juntamente com o pianista cego.
Para finalizar Suzy tem uma
amiguinha dentro da escola que é Sarah. Ela tem uma teoria de que os
professores e funcionários não vão embora da academia durante a noite, que na
realidade ninguém vai embora de lá. Então se eles não vão embora, para onde é
que eles vão? Esse é um dos mistérios do filme, juntamente com os bizarros
assassinatos que vão acontecendo ao longo do filme. Como a desgraça não anda
sozinha, Suzy acaba ficando doente e o médico da escola recomenda que ela não saia
daquele lugar lindo e agradável. Então como ela não tem para onde ir ela
resolve escutar a sua amiga paranóica e sai investigando o lugar, que sabemos
que é um dos maiores erros das moças nos filmes de terror. Agora é só esperar
para ver onde isso tudo vai parar.
Um dos maiores charmes desse
filme é a sua trilha sonora composta especialmente para ele. O responsável pela
trilha juntamente com o mestre Argento é Claudio Simonetti com a sua grande
banda Goblin. Todos os sons, barulhinhos irritantes e macabros, trilhas e
musicas foram feitos em meses de experimentações. Teve uma primeira ideia de
como seria a trilha e depois de gravada essa prévia, ela foi tocada no set de
filmagem em quanto os atores estavam gravando as cenas. A trilha nesse filme
foi muito importante, ela da um clima macabro e claustrofóbico para o filme. O
trabalho final do soundtrack ficou totalmente diferente desse inicial, mas
valeu muito como experiência falou Simonetti, já que ele foi um dos
homenageados do FANTASPOA e ele estava em várias
sessões comentadas. O que eu fiquei realmente triste foi que um dia antes da
apresentação do Suspiria, Simonetti deu uma palhinha para diretoria e sortudos
no bar Odeon e eu não fiquei sabendo. Tudo bem Nicolas e JP, vai ter volta
hahahahahahahahaha.
Uma curiosidade sobre o filme é
que o roteiro originalmente tinha sido escrito para que a escola de ballet só
tivesse meninas de no máximo 12 anos de idade. O pai do Dario, Salvatore
Argento, que também foi produtor do filme, não aprovou a ideia. Ele diz que o
filme seria certamente proibido e banido da Itália, então Dario apenas aumentou
a idade das internas para 20 anos, só que o picareta não modificou os diálogos,
explicando o porquê algumas falas entre as atrizes são tão infantis. Ela ainda
colocou todas as maçanetas mais altas do que o normal para justamente elas
terem que levantar o braço para ter que abrir a porta, parecendo crianças
abrindo. Safadinho esse Argento.
Uma lenda urbana sobre o filme
foi que a mulher que interpreta as aparições de Helena Markos não aparece nos
créditos, porque ela seria uma ex-prostituta de 90 anos que Dario achou na rua.
Agora como ele achou e se realmente era uma ex, fica na imaginação da galera.
No ano de 2006 o estúdio japonês Gonzo
anunciou que estava sendo produzido um anime de Suspiria, mas isso nunca se
confirmou e também não se falou mais no assunto. O estúdio Gonzo foi
responsável por ótimos animes como Final Fantasy: Unlimited, Hellsong, Full
Metal Panic!, Chrono Crusade, Gantz, Basilisk e mais uma pancada de animes,
OVAs e animações para jogos de videogame. Depois dessa noticia, em 2008 foi
anunciado um remake do filme e a pessoa encarregada seria David Gordon Green, que
escreveu e dirigiu o engraçadíssimo Pineapple Express. É claro que os fãs de
terror não levaram a notícia muito na boa e a coisa esfriou e até hoje não tem
nada de muito confirmado.
Outra coisa que eu sou obrigado a
comentar é das cores que foram utilizadas no filme. Elas são fortes e
marcantes. Muito vermelho, laranja e verde em um jogo de luz muito bom e
angustiante que deixa o filme com um clima maligno e perverso. Mesmo não sendo
um tema de filme comum nos filme de Dario Argento, os elementos clássicos estão
lá como pessoas atravessando vidraças, flashback reveladores, gritos
perturbados e por ai vai. Para quem nunca assistiu os 98 minutos de Suspiria é
uma obrigação conseguir o filme e assistir. Mas cuidado com a versão que vai
conseguir, porque existem umas que são editadas e para quem é purista ou é
chegado em um peito de fora, vale a pena buscar a versão sem cortes.
Bom, vamos às notas:
Diversão
|
4
|
Tosquice
|
1
|
Trama / História
|
3
|
Mais um filme que entra pra lista dos que tenho que assistir. :)
ResponderExcluirQuem não é chegado em peitos de fora ? '-'
Esse filme tem que ser assistido e tenta achar a versão completa que tem uns peitos de fora (^_^)v
ExcluirEu gosto de peitos de fora, mas não lembro se vi a versão completa, segundo minha ex-cunhada assisti esse filme várias vezes, eu juro que foi só uma, mas foi uma época psicodélica , saca ?
ResponderExcluirVai saber !