segunda-feira, 8 de julho de 2013

IX FANTASPOA - Cockneys vs Zombies

Cockneys vs Zombies

É de 2012 o excelente e hilário filme de zumbi britânico. Eu tenho que admitir que eu meio que enchi o saco do gênero zumbi, mas introduzir o elemento comédia nele foi genial. O filme teve a ideia original e direção de Matthias Hoene que estreou com grande estilo nas telas de cinema, porque a única coisa que ele tinha feito antes foi uma série para o My Space TV chamada Beyond The Rave, que marcou o retorno da Hammer Films. Agora se você parou para pensar “o que é Hammer Films?” eu só tenho uma coisa para dizer “shame on you”. No roteiro do filme temos Lucas Roche que é mais conhecido por ser Editor do que roteirista e temos também James Moran que escreveu o episódio The Fires of Pompeii do grande Doctor Who e sim, eu sou fã de Doctor Who. James também escreveu dois episódios do Torchwood (um spinoff do Doctor Who), a série Girl Number 9 e o filme Tower Block. No elenco temos três grupos que depois explico melhor. O núcleo jovem conta com a presença de Rasmus Hardiker (Your Highness), Harry Treadaway (City of Ember), Michelle Ryan (Bionic Woman), Jack Doolan (Demons Never Die), Georgia King, Ashley Thomas e Tony Garden que já não cozinha na primeira fervura, mas eu não consigo colocar ele no segundo núcleo por ser muito novo. O segundo núcleo é composto por uns vozinhos e iniciamos com um dos grandes mestres, estou falando de Alan Ford. Eu acho que um dos papéis mais DUKARALHO dele foi em Snatch como Brick Top. Temos também Honor Blackman (Bond Girl em 007 Contra Goldfinger), Tony Selby (Witchfinder General), Georgina Hale (The Devils) e o último filme do grande Richard Bries. Esse dois núcleos seriam a parte dos Cockneys e o terceiro núcleo logicamente é a parte da zumbizada. Não vou colocar o nome de ninguém porque isso já está gigante, mas eu vou citar Finlay Robertson por um único motivo. Ele participou de um dos episódios mais DUMAL do Doctor Who: Blink. Como Matthias estava na sessão ele falou o quanto que custou para fazer o filme, mas eu realmente não consigo me lembrar de quanto foi. Eu só lembro que não saiu barato.


Primeiramente o que quer dizer essa porra de Cockney? Dizem os entendidos que o termo foi cunhado nos primórdios de Londres que definia as pessoas que nasciam ao soar dos sinos da igreja de Mary-le-Bow. O fato é que o termo Cockney hoje denomina os habitantes da região de East End que abrange uns 12 distritos de Londres. Cockneys são pessoas muito ligadas à família, as boas tradições, aos velhos costumes e as armas. Um Cockney nunca deixaria a família para trás e muito menos deixaria uma Colt .45 dando sopa por ai. O diretor falou que teve que diminuir um pouco a questão de sotaque, porque parece que eles têm quase que um dialeto próprio na Inglaterra. Matthias falou que esse filme era uma homenagem para todos os cockneys do mundo, então eu pesquisei alguns Cockneys famosos e realmente se surpreendi com alguns nomes como: Phil Collins, Martin Gore (Depeche Mode), David Beckhan (boleiro), Sid Vicious (Sex Pistols), Jason Statham, Steve Harris (Iron Maiden), Sir Michael Caine, Sir Charlie Chaplin e claro que alguns atores do filme, como o próprio Alan Ford.


Na história temos Ray (Alan), um vozinho de respeito que mora e coordena um asilo, onde moram alguns velinhos. Eles estão passando por um sério problema financeiro que está comprometendo a permanência da moradia de repouso dos singelos idosos. O problema que a especulação imobiliária é a ruína dos pequenos empreendimentos, então no local do asilo será construído um conjunto residencial ou um Shopping Center qualquer, obrigando os velinhos e darem de dente podre e cair da boca. Ray e os outros anciões já estão conformados com o que vai acontecer só que a família de Ray não está concordando com a situação.


Temos então Terry (Rasmus), Andy (Harry) e Katy (Michelle) que bolaram um plano infalível para conseguir um dinheiro extra e salvar o asilo dos velhos. Alguém arrisca qual é o plano? Assaltar um banco é claro, porque nós voltamos para os anos 70. Os três chamam um psicopata retardado mental para ajudar, porque ele é o único que tem acesso há armas e para ser um bom assalto, tem que ter armas, mesmo que no plano original não esteja previsto utilizá-las. Terry ou Andy (realmente não lembro qual deles) tem uma fonte que falou que o banco em questão tem um curto período em que não vai ter guardas. Então é só eles entrarem, pegarem o dinheiro, saírem e ninguém precisa dar nenhum tiro. Plano perfeito correto?


Para melhorar a vida deles, uma grande empresa de construção civil está fazendo um projeto muito próximo ao banco e durante o trabalho eles encontraram uma tumba no meio do canteiro de obras. Ao invés de eles pararem e chamarem o pessoal especializado, uns jagunços resolvem meter o pé na porta da cripta e saquear o local antes que o pessoal entendido apareça. O chefe da obra vê a situação e liga para o dono da empresa, que no auge de sua sapiência empresarial, deduz que a obra vai ficar embargada por anos e ele vai perder uma fortuna. Ele liga para o banco e pede para a gerente deixar separado todo o valor investido pela empresa.


O que acontece é que o banco que o pessoal está assaltando é o banco que está o dinheiro da empresa e casualmente eles estão com o uniforme da empresa que pediu o dinheiro. Então eles entram com as armas e a gerente olha para ele e diz “estávamos esperando vocês, por favor, passem na minha sala”. Isso é que eu chamo de um bom assalto. O problema que existe um formulário que deveria estar preenchido para que a gerente consiga liberar o dinheiro. O detalhe é que eles não são da empresa, logo não tem formulário, logo o disfarce caiu e agora só a bala resolve.


No resumo, ao invés de roubar 100 mil euros, eles roubaram algo em torne de milhões de euros e quando falo em milhões eu não quero dizer 5 milhões, estou falando em muitos mesmo. Só que quando eles estão saindo a policia aparece e mela o plano deles de fuga. Agora novamente dentro do banco eles têm que pensar em um plano para escapar do banco com o dinheiro. Tudo bem, mas onde é que estão os zumbis? O filme não se chama Cockney vs Zombies? Os Cockneys estão assaltando o banco como deu para notar e os zumbis na realidade apareceram logo depois que a tumba foi aberta. Dentro do lugar um zumbi está dormindo bem contente e do nada CARNE FRESCA. A coisa sai do controle e a praga zumbi se espalha rapidamente por Londres.


Enquanto isso no banco, depois de muita reflexão e diálogo, eles resolvem pegar dois reféns e sair porta a fora e sentar tiro nos policiais. Quando eles metem o pé na porta para começar o tiroteio, simplesmente todos os policiais estão mortos e tudo está destruído. Mas o que aconteceu? A horda de zumbis passou por ali e fez limpa. Que maravilha, agora é só ir para o esconderijo e esperar o pior passar, certo? Por uma grande casualidade, a horda de zumbis está indo em direção do asilo de Ray. Como os Cockneys nunca abandonam a sua família, eles saem em uma operação de resgate aos velhinhos.


O filme é simplesmente hilário. Tem uma cena em que um velhinho que usa um andador está dormindo do lado de fora da casa quando os zumbis chegam, mas ele não consegue escutar os amigos gritando porque ele está sem o seu aparelho de surdes. Quando ele consegue acordar ele pega o andador e protagoniza uma das partes mais eletrizantes e angustiantes do filme. Ele vai na manha do ganso como andador e o zumba atrás tentado dar uma mordidinha no vovô. Essa perseguição deve durar uns 10 minutos e é de se mijar de rir.


Tem a parte do bebê, que eu não vou contar para não apavorar os amigos leitores, mas uma vez quando jogava RPG com uns amigos (sim, eu jogo RPG e gosto de Doctor Who), fizemos uma cena igual ao que um dos atores faz com o bebê. Tem um esquema de rivais dentro do asilo que é muito bacana. São os tiozinhos que estão em cadeira de rodas e como ele se odeiam e estão em lados opostos da guerra, a coisa vai ladeira abaixo. Não lembro se foi nesse filme, mas um dos protagonistas não virou zumbi porque a vozinha que estava mordendo ele estava sem dentadura... cara eu quase tive um treco.


O filme tem uma dosagem muito boa de comédia, mas ele continua sendo um filme de ação apocalíptica. Explosões, locais em ruínas, pontos turísticos destruídos, afinal de contas é o inicio do apocalipse zumbi que estamos falando e é claro que muito head shot vai aparecer na tela. Agora falando em head shot, no final da sessão tivemos uma surpresa. Na realidade nós é muita gente, Matthias teve uma surpresa. Durante o bate papo depois do filme, enquanto JP conduz as perguntas para o diretor do filme, Nicolas entra com uma bandeja, um mini grill, manteiga e cérebro. É isso ai, os caras prepararam cérebro para o diretor do filme comer. Tá bem que preparar é uma palavra meio forte, eles colocaram o cérebro no grill com manteiga e torceram pelo melhor. Como tinha muito pouco da iguaria, poucas pessoas puderam provar o petisco, mas quem provou falou que era bom. Parecia mousse de carne ou alguma coisa parecida. O importante é que os 88 minutos são muito bons e quem perdeu o FANTASPOA, perdeu o cara comendo cérebro.


Bom, vamos às notas:


Diversão
5
Tosquice
3
Trama / História
3

4 comentários:

  1. Ashamed :(
    eu não sei oque é Hammer Films; Não lembro desse episodio de Doctor who e moro no tocantins T_T
    nem da pra sonha com a FANTASPOA :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahahaha, caro Ubiracy
      A hammer foi uma das maiores produtoras d filmes de terror da história e tem muita coisa boa que saiu de lá.
      O Doctor Who, o The Fires of Pompeii é quando o vulcão vai explodir e matar todos os habitantes da cidade de Pompeia, na Roma antiga e o ep Blink é o que tem os anjos de pedras.
      Sobre o FANTASPOA, vamos combinar o seguinte: Vai juntando um dinheiro e vem para aqui no ano que vem e vamos fazer algum agito.

      Excluir
  2. Ahhhh lembrei '-' (memoria boa a minha) só que
    juntar dinheiro é tenso :(

    ResponderExcluir
  3. Algumas coisas:
    Na Inglaterra não tem Euros, mas Libras.
    E pelo que eu me lembro eles roubam 2 milhões, que era a folha de pagamento da empresa de construção que um dos caras queria dar um golpe ou algo assim.
    E a cena da dentadura, é o Flight of the Dead - Outbreak on a Plane que eu não sei porque tu ainda não fez o review.

    ResponderExcluir