sexta-feira, 14 de junho de 2013

IX FANTASPOA - I Predatori di Atlantide

I Predatori di Atlantide – Os Caçadores de Atlantida

Nosso review é sobre um filme lançado em 1983 e tem a direção do Maestro Ruggero Deodato. Esse italiano foi responsável por um dos filmes que marcou a minha infância, Cannibal Holocaust. Eu não vou falar mais nada sobre esse filme porque vai ter um ReviewMaluco só dele em breve. Deodato também é responsável por O Último Mundo dos Canibais, Os Bárbaros, Body Count, The House on the Edge of the Park, Cut and Run entre outras pérolas. No roteiro ficamos com Tito Carpi que tem coisas curiosas no seu currículo como Fuga do Bronx (que deve ter pegado carona no filme Fuga de Nova York), Férias de Bikini e Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt, que com esse nome não tem como ser ruim. O outro roteirista é Vincenzo Mannio que escreveu Cobra Mission 1 e 2, Murder Rock, The New York Ripper e um filme com o grande Terence Hill e Bud Spencer. No elenco do filme temos Christopher Connelly (Manhattan Baby, Bronx Warrior), Gioia Scola (Conquest, Bugie Rosse), Tony King (Caçada em Atlanta, The Toy), Stefano Mingardo (Blastfighter), Ivan Rassimov (Shock, Eaten Alive), Giancarlo Prati (Man on Fire), Bruce Baron (The Ultimate Ninja, Ninja Destroyer, Challenge of the Ninja), George Hilton (My Dear Killer, O Estranho Vício da Senhora Ward) e outras pessoas que estavam com fome e trabalharam por um prato de comida. Não consegui achar o valor do orçamento do filme, mas com era uma época onde se faziam inúmeros filmes de aventura com pouca grana, eu presumo que esse seja um deles.


Na história temos Mike (Christopher) e Washington (Tony), dois amigos que ganham a vida como bons mercenários e realizam qualquer tarefa mediante um bom pagamento. Atualmente eles estão em uma missão para sequestrar uma pessoa, isso significa uma Stealth Mission. Só que qual seria a graça disso em um filme de ação dos anos 80? No meio do sequestro os seguranças do cara notam a ação dos dois profissionais e a bala come, no melhor estilo de ação que os anos 80 coseguei produzir. Depois de se livrarem de todos os capangas genéricos, eles usam uma corda amarrada na sacada do segundo andar e segurada por Washington uns 15 metros para frente no chão. Mike usa a corda para escorregar juntamente com o corpo que está dentro de um saco preto e depois disso eles conseguem fugir da mansão do vilão. Depois de entregar o alvo para a o contratante os nossos heróis resolvem pegar um barco e curtir umas férias.


Agora vamos para algum lugar em mar aberto, onde tem uma espécie de plataforma que serve de base para uma operação ultra secreta do governo americano. Esse grupo de pessoas tem a tarefa de resgatar um submarino soviético que está naufragado no fundo do oceano. Só que durante essa missão o cientista encarregado, chamado Peter Saunders (George), descobriu uma tabua de pedra com aproximadamente 12 mil anos de idade, que ele acredita que pertenceu ao povo perdido de Atlântida. Peter então chama uma perita em linguagem pré-colombiana/pré-histórica/pré-alguma-coisa, para poder decifrar os símbolos. A bela mulher se chama Dr. Cathy Rollins (Gioia), agora porque ela consegue ler os símbolos é uma boa pergunta.


E o que tem os dois mercenários com um bando de cientistas do governo americano tentando recuperar um submarino nuclear russo? Casualmente os nossos heróis estão dando uma banda de barco perto do local da plataforma e é nesse exato momento que algo inesperado acontece. Do meio do oceano surge uma ilha protegida por uma redoma de vidro. Por causa do deslocamento de água da ilha, formou-se uma onda gigante que destruiu a plataforma e quase afundou o barco. Depois desse susto os mercenários avistaram no mar um grupo de pessoas que conseguiram sobreviver ao tsunami, obviamente são a Dr Cathy, Prof. Saunders e o piloto de helicóptero que é amigo deles.


Com o grupo formado, eles resolvem voltar até a costa para ver o que aconteceu, já que o barco que eles estão não funciona muito bem. Chegando lá eles tem uma surpresa: tudo está destruído. O que teria acontecido? Novamente o que aconteceu foi uma das maiores pragas já vistas pelo mundo: PUNKS. Tipo os que apareceram no Dawn of the Dead ou no Mad Max 2. O líder desses arruaceiros tem uma mascara que era para ser uma caveira de cristal, mas que por falta de orçamento era uma mascara de plástico vagabunda.


Tudo bem é só seguir reto que não teremos problemas, correto? ERRRRRAAAADDDDOOOOO. Punks arruaceiros 80tistas não são tão tranquilos assim. Então os punks atacam os nossos heróis sem motivo aparente. Nosso grupo de aventureiros se esconde dentro de uma casa, só que os punks fazem um cerco ao local, obrigando os nossos heróis a lutar. Eu não sei exatamente de onde saíram às armas deles ou de onde apareceu a quantidade pornográfica de coquetéis molotov utilizado contra os punks, mas o importante é que eles conseguiram segurar a onda contra os punks do inferno. A única pergunta que fica é: quem são esses punks?


Para responder a nossa pergunta o líder com a máscara de plástico resolve falar: “We have come back. Come back to the world that has always been ours. You have no place in it. You cannot defend yourselves. Our civilization does not accept intruders. We have returned to re-establish our presence. You have violated our world, and therefore you must be punished. All of you will be executed! All of you, except one...” Resumindo: nós voltamos e vamos matar todos, menos 1. Agora quem é esse 1? Na real é a Dr. Chaty que é a única pessoa que consegue ler os símbolos antigos e com isso conseguir trazer de volta a grandiosidade de Atlântida de volta. Não preciso nem falar que é obvio que os punks conseguem sequestrar a mulher e levar para a ilha, logo a missão agora é resgatar a donzela e salvar o mundo.


Daqui para frente à coisa vira um clássico dos filmes de ação dos anos 80: munição infinita, superpontaria dos heróis e péssima pontaria dos vilões. O filme é uma mistura de referencias e clichês de filmes de ação e aventura. Temos muitas explosões e inúmeras armadilhas. Eu achei uma mistura de Esquadrão Classe A com American Ninja e Warriors, mas sem ninjas. Tem uma parte que os punks estão atrás dos heróis, então eles conseguem um rolo de algum fio e atravessam pela rua e um dos punks de motoca passa e perde a cabeça numa obra prima do baixo orçamento. Agora o carro do caveira de plástico ter uns pedaços de lança de plástico saindo das calotas é muito estilo. Uma ótima diversão se você não tem mais nada para fazer por 92 minutos. Não é um filme bom, mas é um filme honesto.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
2
Trama / História
1


2 comentários:

  1. Crassus, o salvador de Mystara diz: Excelente filme!

    ResponderExcluir
  2. tudo bem fattore ?
    gostaria de fazer parceria com meu blog ?

    filmelixo.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir