sexta-feira, 15 de março de 2013

The Possession


The Possession – Possessão

Tivemos mais um filho do Exorcista lançado em 2012 e dessa vez o exorcismo foi Judeu. The Possesseion teve a direção do dinamarquês Ole Bornedal que também dirigiu e escreveu Nightwatch (1994) e Vikaren ou The Substitute (2007). No roteiro ficamos com a dupla Juliet Snowden e Stiles White que foram responsáveis por Boogeyman, por Presságio do grande Nick Cage e parece que serão os responsáveis pela adaptação do remake do Poltergeist e que JC nos proteja. No elenco temos algumas surpresas, uma ótima e outra muito estranha, mas vamos começar pelos normais. Temos Jeffrey Dean Morgan (Losers e Watchmen), Kyra Sedgwick (Gamer), Madison Davenport, Grant Show (The Girl Next Door, Melrose Place). A surpresa boa foi Natasha Calis que “salvou” o filme com a sua atuação de menina comedora de mariposa possuída. Agora Matisyahu que fez o papel do exorcista judeu na realidade é um cantor de reggae judeu que escreve letras sobre o judaísmo Chabad e que canta um pedaço da sua musica no filme... sem palavras e que jabá mais fedorento esse. O filme foi feito com estimados 14 milhões de Obamas e arrecadou cerca de 70 milhões de verdinhas. Isso é a prova que o pessoal ainda gosta de filme de exorcismo, mesmo sendo feito por um cantor de reggae que faz o padre Merrin morrer de vergonha. O pior de tudo é Sam Raimi colocou as suas digitais nesse crime... no final eu explico melhor.


Começamos bem. Temos uma tiazinha que está em sua casa olhando fixamente para uma caixa de madeira retangular com inscrições em hebraico, que está em cima de sua lareira. O sinistro é que a caixa está fazendo uns barulhinhos estranhos, mas nada que se deva preocupar. O problema é que a tiazinha se preocupou e pegou um martelo para quebrar a caixa, só que quando ela vai dar a martelada ela perece estar tendo um derrame e o martelo cai no chão. Só que não é um derrame qualquer, é um dos fortes que faz com que ela voe na parede, deixa os olhos brancos, caia no chão e comece a se contorcer e faz uns barulhos estranhos nos ossos e para finalizar faz a tia bater de cara na mesinha de centro. Pois é, isso não parece com um derrame... o que será que aconteceu então??


Então temos uma clássica família moderna onde os pais são separados e as duas filhas ficam em guarda compartilhada, dias de semana com a mãe e finais de semana como pai. Durante um final de semana qualquer ao invés de Clayde levar as suas duas filhas, Emily e Hannah para o seu apartamento, ele leva para a nova casa que ele comprou, que bacana. No outro dia os três estão dando uma banda de carro e passam por uma venda de garagem e é claro que eles param para dar uma olhada. As meninas gastaram $55 e compraram uns chapéus e umas quinquilharias, juntamente com uma caixa de madeira retangular com inscrições em hebraico. Quais as chances? Na noite Clyde e Emily tentam abrir a caixa de madeira, mas não conseguem, porque parece que quem construiu a caixa de madeira retangular com inscrições em hebraico não queria que ninguém a abrisse e é isso que aprendemos com os filmes, não comprem caixas de madeira retangular com inscrições em hebraico, nunca.


Durante a noite Emily acorda e pega a caixa e simplesmente abre como se alguém tivesse dito para ela como fazer e daí para frente à coisa só tende a piorar. A menina se transforma em outra pessoa, ela grita com todos, descola umas brigas, crava garfos na mão do pai, fica catatônica, essas coisas normais de qualquer criança possuída por um espírito maligno faria, o problema é que Clayde não sabe disso ainda. Então como Emily está obcecada pela caixa de madeira retangular com inscrições em hebraico, Clayde em demonstração de controle paterno, coloca a caixa fora e deixa Emily de castigo e acontece a melhor seqüência do filme. Emily meio que é esbofeteada pelo espírito maligno, mas a intenção é parecer que foi Clyde que fez e deu certo, então a menina conseguiu sair correndo e ir até o local que Clayde colocou a caixa fora.


Como a mãe levou a menina para o hospital e lá eles viram os hematomas, logo que fez isso foi Clayde e então ordem de restrição judicial nele. Como ele agora tem mais tempo para investigar, ele acaba levando a caixa para um professor na faculdade que dá a morta para ele. Dentro da caixa tinha um espírito maligno e quem o prendeu na caixa acreditava realmente que aquilo estava funcionando. Então já que as inscrições eram em hebraico, logo vamos procurar uns judeus que a coisa vai se resolver, mas o problema que os judeus não estavam muito a fim de ajudar Clyde. Só que com sorte ele conseguiu falar com o cantor de reggae que se predispõe a ajudá-lo a capturar o espiro maligno. Agora é só ir para o confronto final e acabar com essa bosta toda.


Eu não sei se os filmes hoje em dia estão ficando mais bunda-mole ou se sou eu que tenho a mente muito perturbada, porque dava para fazer muita coisa DUMAL no filme e a coisa passa batido deixando tudo bem meia boca. O filme é muito anticlímax e quando tu acha que a coisa vai, do nada muda a cena ou acontece uma coisa meio idiota. Vou explicar o que aconteceu. O filme estava pronto e foi entregue para a Motion Picture Association of America (MPAA) para classificar o filme conforme as suas baboseiras e o filme ganhou um ótimo R (Restricted), ou seja, que menores de 17 anos só podem ver o filme com a presença dos pais ou te um tutor legal. Os produtores arrancaram os pentelhos e de quebra arrancaram várias cenas do filme junto. Isso mesmo, o filme foi editado e podado deixando Sam Raimi maluco, mas não tinha mais volta. O filme voltou para a MPAA e agora ele foi classificado com PG-13 que significa que somente menos de 13 anos precisam ter supervisão adulta, logo o filme ficou uma bosta.


Eu só não vou dar um “São Horas da Minha Vida que Nunca Terei de Volta” por causa da menininha que “salvou” o filme no que podia. O pior é que tem cara que deve sair uma versão de DVD/Blu-ray Restricted para fazer mais um dinheirinho em cima dos otários aqui. E olha que nem vou falar que a Emily foi fazer um daqueles exames que tu entra no tubo gigante e estava usando um anel na mão que eu sei que ela estivesse no meu mundo à máquina ou a mão dela tinha ido para o saco, mas quem se importa...


Bom, vamos às notas:

Diversão
1
Tosquice
1
Trama / História
2

2 comentários:

  1. Eu me arrependo de ter assistido esse filme porque eu fui pela nota do IMDB(5,8)e pensei que seria melhor assistir o filme e depois ler o review, o resultado foi minha raiva por ter feito isso e eu vi a versao pg-13 ainda por cima. O filme e uma grande merda e o pior é eles ainda tentam fazer voce acreditar que foi baseado em fatos reais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma baita bosta, talvez quando sair uma versão sem cortes, talvez eu assista novamente, mas só talvez

      Excluir