terça-feira, 30 de outubro de 2012

HELL



HELL - Brilho


Lançado em 2011 esse filme alemão teve a direção e roteiro de Tim Fehlbaum e no roteiro também temos Oliver Kahl e Thomas Wöbke. No elenco tem um pessoal que fez até um monte de filme, mas como eu não consigo pronunciar praticamente nenhum deles (Wie zwischen Himmel und Erde, sério né), vamos declarar que são uns ninguém. Temos Hannah Herzsprung, Stipe Erceg, Angela Winkler, Lisa Vicari, Lars Eidinger entre outros. A única pessoa conhecida na realidade é o produtor executivo o senhor Roland Emmerich, responsável por alguns filmes de apocalipse como The Day After Tomorrow, Independence Day, 2012 e a bomba Godzila (versão americana é claro). Não tenho idéia do valor do budget, mas eu acho que Roland não deve ser do cara que se micha para liberar uns trocados.

O ano é 2016 e pelo que a maioria pensa, o mundo não acabou em 2012 e pior que ainda não temos carros voadores ou hologramas bonitos, mas o aquecimento global... A temperatura da terra aumentou cerca de 10 graus e com uma maior atividade solar, logo os suprimentos de água e comida estão acabando e a estrutura social está por um fio. Parece que erupções solares e coisas do gênero é que foram responsáveis pelo aquecimento e não o homem como Al Gore falou.

Temos um grupo formado por Phillip que é o dono do carro que tem papelão e grade por tudo e também temos Marie e sua irmã mais nova Leonie que estão de carona com Phillip. Eles param em um posto de gasolina abandonado em busca de provisões e gasolina só que o posto não está tão abandonado assim. Durante a busca um cara ataca o grupo só que é facilmente derrotado. Ele se chama Tom e o esquema é que ele tem gasolina escondida e troca por uma garrafa de água e uma lata de pêssego. O detalhe é que Tom é mecânico e avisa para Phillip que o carro dele não vai durar muito que pelo barulho mais uns 50 km ele já era. O cara é muito bom de ouvido ou um picareta dos maiores, mas Phillip compra a história de Tom e leva o cara junto na roadtrip, trocando conhecimento mecânico por comida.

Durante o percurso eles encontram um bloqueio na estrada, mas rapidamente eles conseguem fazer a limpa só que eles notam que o guard rail (também conhecido como mureta) está destruído em um pedaço e embaixo do barranco tem um carro virado. O grupo desce para ver se não conseguem alguma coisa que preste no carro e deixam à jovem Leonie sozinha. Eles conseguem gasolina, um taco de golfe e umas bugigangas, mas tudo não passava de uma armadilha. Em quanto eles estão lá uns cara aparecem e roubam o carro de Phillip com todos os mantimentos e Leonie junto de bônus. Na busca pela moça eles vêem uma fumaça a uns 3 km de onde eles estão e agora é payback time baby.

O filme é bem parecido com Mad Max 2 só que tem o esquema do sol para piorar as coisas. Eles enfrentam os perigos de um mundo apocalíptico como estradas bloqueadas, gangues de malucos, canibais e coisas do gênero para poder encontrar o seu lugar no mundo. Parece que tem um trocadilho com a palavra Hell em alemão, parece que quer dizer brilho forte ou sei lá. Meu alemão está muito enferrujado. Os 89 minutos podiam ter sido bem piores, mas deu para levar numa boa.


Bom, vamos às notas:

Diversão
2
Tosquice
2
Trama / História
2


Exit Humanity



Exit Humanity


Eu queria ter assistido a esse filme no FANTASPOA 2012, mas por uma incompatibilidade de horários não foi possível e só agora consegui uma cópia. Lançado em 2011 temos a direção e o roteiro de John Geddes que realizou um trabalho fantástico no filme, porque ele é o filme de zumbi mais diferente que eu já assisti. No papel principal aparece o novato Mark Gibson que também fez o filme Monster Brawl, que esse sim eu consegui assistir no FANTASPOA 2012. Como coadjuvantes temos Dee Wallace (E.T., Cujo, The Howling), Bill Moseley (Devil’s Rejects, Army of Darkness, Halloween 2007), Stephen McHattie (A Little Bit Zombie, Haven, 300) e Jordan Hayes (Filhos da Escuridão, Nostrum, A Última Casa da Rua). Com um orçamento beirando os 300 mil dólares John fez uma jogada muito boa, ele misturou animações no meio do filme, dando um ar alternativo e animesco a coisa.

Na teoria o apocalipse zumbi aconteceu e o narrador do filme conta que ele possui um diário que foi passado de geração em geração de sua família onde tem relatos de uma praga que trazia os mortos de volta no período da guerra civil americana. Ele conta que talvez naquelas páginas possa ter uma resposta para mal que pairou sobre a humanidade. Reforço que esse não é um filme de zumbi comum, não se tratando de sobrevivência pura a qualquer preço. Ele é um filme muito mais de esperança e vingança e de o que um homem precisa fazer para encontrar a luz na escuridão. O filme é dividido em um prólogo e 07 capítulos e os fatos são contados pelo nosso narrador como se ele estivesse lendo o diário para nós. Os capítulos são: Exit Humanity; Isaac; The Rebels; Eve; Immunity; The One e Retribution.

O ano é 1865 no Tennessee e Edward Young é um soldado que no final da guerra se deparou com um inimigo que não queria morrer, parecia que ele não tinha alma. Esse foi o primeiro encontro que Edward teve com um zumbi, mesmo ele não sabendo disso ainda. Seis anos depois Edward está em casa com a esposa e seu filho, quando ele sai para uma caçada e demora dois dias. Quando ele volta acaba encontrado a esposa zumbizada e o filho desaparecido. Edward acaba matando a esposa e enterrando e nesse período de narração ele vai descrevendo sua reação ao encontrar os mortos vivos. Ele descreve experiência de tentar alimentá-los com comida e que eles não têm interesse em comer, só se for carne humana. A maior mudança que ele notou depois do apetite é que os zumbis possuem um olfato muito apurado por carne humana. Nas suas andanças em busca do filho ele também descobre que a única maneira de fazê-los pararem é dando um tiro certeiro na cabeça.

Inevitavelmente Edward acaba encontrando o seu filho. É claro que ele tinha sido mordido por zumbis e agora anda como todos os outros em busca de carne. Quando Edward acha que não tem mais motivo para viver, ele lembra que prometeu para o filho que um dia o levaria para uma cachoeira e era exatamente isso que Edward ia fazer; levar as cinzas do seu filho até a cachoeira e libertá-las.

No caminho Edward conhece Isaac que pede desesperado por sua ajuda. A irmã de Isaac, Emma (chupo), foi seqüestrada por um tal de general William e seu grupo de desordeiros. O general tinha como objetivo descobrir a cura para essa praga de zumbis e com a ajuda de “voluntários”, ele e o médico Johnson faziam experiências com prisioneiros e zumbis. Edward como é um cara gente boa resolve que vai ajudar Isaac só que o problema é que o general William encontra Edward primeiro. O lado positivo é que ele descobre que Emma está viva e que Isaac ainda está livre, podendo arquitetar um plano de resgate e é exatamente isso que ele faz. Só que no meio da fuga Edward é baleado e Emma lembra que tem uma mulher que mora no meio da floresta que talvez os ajude.

Essa mulher se chama Eve, mesmo sendo misteriosa e sinistra ajuda e salva a vida de Edward. Ela tem um sistema de segurança eficaz contra os zumbis. Ela colocou sinos amarrados em cordas e espalhados pela volta de casa e também cavou uns buracões que cabem uns três zumbis de pé dentro. Tudo ia muito bem até que Emma foi mordida por zumbi só o que ninguém esperava era que ela é imune ao “veneno” zumbi. Então Eve conta para Edward que tinha uma irmã e que ela foi estuprada por uns bêbados. A pobre moça ficou grávida e como Eva entendia de farmacologia conseguiu umas ervinhas da boa e provocou o aborto. Se isso já é feio agora, imagina em 1865. O pessoal da vila descobriu e enforcou a moça. Eve foi expulsa do vilarejo e vagou pela floresta até que ela encontroou a bruxa que vive na floresta. Por incrível que pareça a bruxa era boa gente e acabou cuidando de Eve. Depois que a mulher morreu Eve descobriu que ela tinha vários pergaminhos mágicos e um deles tinha um ritual que fazia os mortos voltarem à vida e ela trouxe de volta a irmã. O problema é que a irmã voltou bastante zumbi e cada pessoal que ela mordia o veneno dela passava para a outra pessoa e é por isso que o Tennessee está desse jeito. Como eu falei antes que Edward é um cara bom, ele perdoou Eve e continuaram lendo os pergaminhos. Parece que esse tipo de coisa já tinha acontecido algumas vezes com a humanidade e todo o relato de mortos vivos na realidade tinha uma conexão entre si.

Agora eu vou parar de falar porque eu já escrevi mais do que devia e não quero estragar mais a diversão dos amigos. Procurem esse filme e assista ele. O diretor John Geddes conseguiu brilhantemente dar uma nova cara para um tipo de filme tão repetitivo nos dias de hoje. Um MB com estrelinha para ele. São 108 minutos que se vocês gostam de zumbis vão amar esse filme e se vocês não gostam de zumbis talvez venha a gostar dessas pobres criaturas famintas por carne humana e incompreendidas pela sociedade.


Bom, vamos às notas:

Diversão
5
Tosquice
1
Trama / História
5

sábado, 27 de outubro de 2012

Elevator



Elevator


Lançado em 2011 esse thriller claustrofóbico teve a direção do inexpressivo Stig Svendsen e o roteiro do não brilhante Marc Rosenberg. No elenco também ninguém muito conhecido, um e outro que fizeram algumas séries e uns filmecos. Mas vou destacar aqui quatro deles que fizeram três dos papeis do filme. 4 x 3 é isso mesmo? Temos Anita Brien que fez o papel de grávida (chupo toda, até grávida), temos John Getz que faz o dono do prédio onde está o elevador e temos Amanda e Rachel Pace que fizeram o papel da neta filha da p... de John. Ah, agora sim, as duas fizeram um papel só. No budget aparece o impressionante número de 03 milhões de verdinhas e onde é que foi esse dinheiro eu não tenho idéia, porque 90% do filme passam em um elevador.

Na trama temos 09 pessoas ordinárias que foram todos convidados, junto com outras centenas, para um coquetel no prédio Barton que é sede da empresa Barton Investimentos. Uma empresa que trabalha com bolsa de valores, ações e investimentos. Mas o que essas pessoas têm em comum tirando o fato de serem chamadas para um coquetel? Temos um casal de pombinhos que vão se casar em março onde ela é repórter e ele trabalha para a Barton. Também aparece um comediante claustrofóbico que só faz piadas ruins e racistas que foi contratado de ultima hora para substituir outro comediante. Temos um gordão que também trabalha para a empresa Barton e uma tiazinha que é uma investidora da empresa. Ainda temos um segurança de elevador mulçumano e uma grávida que também trabalha na empresa Barton. E finalmente o dono da empresa Henry Barton que vai anunciar a sua aposentadoria e sua neta desgraçada. Durante o desenrolar do filme vão aparecendo algumas conexões entre essas pessoas, que já era de se esperar.

O elevador começa a subir e o comediante claustrofóbico está fazendo piadinhas racistas com o segurança e passando mal até que a pequena bastarda neta de Barton aperta de propósito o botão de emergência do elevador e o pior é que ela olha bem nos olhos do comediante antes de fazer isso. Maldade pura no coração dessa riquinha metida. O fato é que agora os nove estão presos porque o elevador não quer voltar a funcionar e o pessoal da manutenção vai demorar um pouco. Tudo segue tranqüilo e a conversa barata de elevador é interrompida com a declaração da mulher grávida, que resolve informar que precisa fazer xixi naquele exato momento, porque o bebê esta pressionando a pobre bexiga dela. Como ela não tem vergonha nenhuma aparente ela faz ali mesmo e antes na bolsa do que na calcinha ou no chão. Isso mesmo ela deu um mix dentro da bolsa, isso é que é ter paz de espírito.

Então a porra fica séria, porque a tiazinha falou que o seu filho morreu no Iraque e que logo depois o seu marido se matou com um tiro na cabeça por causa do seu filho é claro, mas também porque ele perdeu todo o seu dinheiro em um investimento ruim. A empresa Barton aconselhou o cara a não fazer a naba do investimento, mas mesmo assim o cara fez e perdeu tudo. Tá e a tiazinha? Ele foi à festa para dar essa mensagem para o dono da empresa e para que mais quisesse ouvir. O problema é que ela ficou presa no elevador e não vai poder fazer o que tinha planejado. Mas que trouxa ela então, se era só isso. Eu cheguei a comentar que ela tem uma bomba amarrada no corpo? Pois é ela tem e ai é que fica o drama do filme.

Longe de ser um filme bom e perto de ser um filme ruim temos alguns momentos que bacanas no filme, que salvaram ele se ser um filme muito ruim. Na boa é que eu entendo que é tenso ficar preso no elevador com uma suicida e o pior é que os caras fizerem de tudo para se salvar. Ficamos então com os 84 minutos que vão se transformar em anos de terapia para a porra da neta do cara que vai adquirir uma fobia a botões e elevadores se ela sobreviver à bomba.


Bom, vamos às notas:

Diversão
2
Tosquice
2
Trama / História
2


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eaters



Eaters


Já de cara levei um susto quando vi que o filme é produzido por Uwe Boll. Esse picareta foi responsável por fazer os fãs de videogame arrancar os pentelhos por duas adaptações que ele colocou mão, House of the Dead e Alone in the Dark, sentiu o drama. Fora outras porcarias que ele fez que nem vou comentar. O filme foi lançado em 2011 e teve na sua direção a dupla de novatos Luca Boni e Marco Ristori. No elenco absolutamente ninguém de conhecido, os que mais aparecem são Rossela Elmi, Guglielmo Favilla, Elisa Ferretti e Alex Lucchesi. Temos aqui um orçamento de aproximadamente 100 mil doletas, o que é um budget do nível de um bom filme trash, que é o que acontece aqui mais ou menos. O mérito aqui é que o filme é Italiano e fazia tempo que eu não via um filme de terror italiano, principalmente com a temática de zumbis, já que o cinema americano se apoderou do gênero.

Então temos o apocalipse zumbi, só que dessa vez ele é made in Italy. O filme inicia com vários noticiários avisando o apocalipse e a ultima noticia é que o Papa acaba de cometer suicídio com um tiro na cabeça. Na nota de suicídio dizia “um tiro na cabeça porque eu não quero voltar”. Uma atitude pouco cristã do seu sumo pontífice. Outra coisa para piorar a vida da humanidade é que não se sabe ao certo o porquê, mas as mulheres não podem mais ter filhos, criando uma taxa de natalidade zero. Em um centro de pesquisa improvisado, temos Alen e Igor, dois soldados que trabalham para o cientista Gyno, que busca a cura para o problema da zumbizada e da mulherada não poder engravidar.

Gyno informa que foi localizada uma mulher no setor F e que ele precisa dela para o seu experimento. Alen se sujeita a isso porque a sua namorada está infectada com o vírus e ele acha que Gyno pode curá-la. Já Igor está pela diversão pura e crua. Os dois vão de jipe para o local que a principio é bem longe de onde eles estão, mas quem se importa. No caminho Igor para porque precisa tirar água do joelho e durante o ato é atacado por um zumbi. O careca sai na mão grande com o zumba e depois de encher de porrada o morto-vivo, o cara puxa a peixeira e arranca a cabeça do meliante. O careca volta para o carro como se nada tivesse acontecido e Alen pergunta o porquê ele demorou tanto? “Porque meu saco é grande e porque eu tomei muita ceva antes de sair”... que resposta. 

O filme em determinado momento começa a ficar confuso, porque ao invés dos caras irem para o porra do setor F, eles ficam dando umas bandas nada a ver. Só que tem uma dessas bandinhas que foi dukaralho. Eles entram no setor dos neo-nazistas onde o Fuhrer é um anão de bigodinho do Hitler e o povo é especializado em jogos com zumbis. Tipo fica dois caras em corredores que a demarcação é uma labareda de fogo. Em uma ponta os caras recebem uma arma com apenas uma munição e do outro lado os organizadores largam um zumbi selvagem. Se você conseguir matar o zumba com um tiro, você ganha. Se não conseguir matar você vai virar alvo no próximo jogo, porque o zumba vai te morder.

O fato é que depois eles acham a menina, uns zumbis que falam, uma transmissão de uma nova forma de igreja do mal e também acham outro cientista biduzão que da a morta do filme. Mesmo o ritmo do filme sendo estranho e meio perdido foi bom os seus 94 minutos. Uma boa alternativa para fugir do cotidiano filme de zumbi americano, principalmente porque o Igor rouba o filme. Eu aprendi com o filme uns 15 palavrões em italiano no mínimo.


Bom, vamos às notas:

Diversão
3
Tosquice
4
Trama / História
2